Como regularizar cheques sem fundos

Os cheques já foram uma das formas de pagamento mais usadas no Brasil. E apesar de, pouco a pouco os cheques serem substituídos pelos cartões de crédito (que hoje em dia lideram o mercado quando o assunto são as formas de pagamento), existem ainda aqueles que preferem emitir um cheque do que se submeter aos pesados juros dos cartões de crédito. Acontece que, por um descuido, ou por algum problema financeiro, é possível emitir um cheque sem fundo. Nesses casos, saiba o que fazer em caso de cheques sem fundos e como limpar o nome sujo pelos cheques que voltaram.

Mas primeiro, deve-se saber que se o cheque voltar apenas uma vez, é possível tentar resgatá-lo antes que seu nome seja incluso no CCF (Anotação de Cheques sem Fundos). Para isso, você deve procurar a pessoa a quem passou o cheque e pagar o valor do cheque. Então, pegue seu cheque de volta e o nada acontecerá com o seu nome.

Mas se o cheque for apresentado uma vez e não tiver fundos, e depois for apresentado uma segunda vez e ainda não tiver fundo na conta, o seu nome será incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central e também na SERASA.

Fora isso, o cheque também pode ser protestado, exigindo ainda alguns passo a mais para limpar o nome.

Veja abaixo como resolver o caso dos cheques sem fundos.

O que fazer com cheques sem fundos

Confira os passos necessários de como regularizar o cheque sem fundos e com isso, retirar as pendências na Anotação de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central:

  1. Procure a Agência do Banco da ocorrência de cheque sem fundos.
  2. Uma vez descoberto qual o banco registrou a ocorrência, solicite mais informações sobre o número do cheque, o valor e a data do mesmo.
  3. Confira nos canhotos a quem você emitiu este cheque (lembre-se de registrar tantos detalhes quanto possível nos canhotos dos cheques a fim de facilitar a comunicação posterior em caso de eventualidades – assim o cheque não fica perdido). Procure a empresa ou pessoa que detém o cheque e procure-a para regularizar o seu débito, quitando sua dívida e resgatando o cheque.
  4. Uma vez com o cheque em mãos, procure o gerente de seu banco e prepare uma carta conforme recomendação do gerente. Anexe o cheque original recuperado pague as taxas pela devolução do cheque protocole uma cópia dos documentos entregues ao banco para regularizar sua situação junto ao Banco Central.
  5. Acompanhar o protocolo de comunicação do seu banco pelo Banco do Brasil (responsável pela atualização do CCF).
  6. A regularização no Serasa Experian só será atualizada após o Banco do Brasil atualizar o cadastro e comunicar com a mesma.

    Emitiu um cheque sem fundo? Veja como resgatá-lo e limpar o seu nome!

Na maioria das vezes, a própria empresa ou pessoa para quem você passou o cheque, entra em contato para cobrar o valor devido. Mas se isso não acontecer, é bem provável que você se esqueça da dívida e terá problemas no futuro. por isso é muito importante ter tudo bem anotado, tanto nos canhotos dos cheques, quanto em uma agenda ou planilha de controle de gastos.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como regularizar cheques sem fundos

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.