Antecipação da Restituição do Imposto de Renda

Quem já declarou o imposto de renda em 2012 e tem direito à restituição, não vê a hora de receber parte do que pagou de volta. A restituição do IR representa para muitos aquele dinheiro a mais que entra para dar uma aliviada no orçamento. O pagamento das restituições começa no dia 15 de junho, para os contribuintes incluídos no primeiro lote. Quem não quer esperar alguns meses, pode recorrer à chamada antecipação da restituição, oferecida pelos principais bancos do país.

Antecipação da Restituição

Antecipação da Restituição

Como Funciona a Antecipação da Restituição

A antecipação da restituição é uma linha de crédito disponibilizada pelas instituições financeiras. O serviço funciona como uma espécie de empréstimo: o banco empresta ao cliente uma parte do valor da restituição, com juros mais baixos que os comumente praticados. Quando o valor é depositado pela Receita Federal, a dívida é quitada. Nesse tipo de empréstimo as taxas podem ser menores porque os bancos tem a garantia que a dívida será paga. Em média, o juros cobrados pelas instituições financeiras para a antecipação da restituição varia 2,3% e 3% ao mês.

Quem Deve Recorrer a Antecipação da Restituição

Os especialistas afirmam que vale a pena optar por essa linha de crédito quando o contribuinte tem alguma dívida com juros maiores, como é o caso do cartão de crédito e do cheque especial. Nessas situações, o indivíduo troca uma dívida por outra, mas paga menos porque as taxas cobradas são menores.

Quem não possui esse tipo dívida, pode recorrer aos empréstimos consignados, que cobram em média 2% de juros ao mês. Assim, essa modalidade de crédito é ainda mais vantajosa que a antecipação da restituição.

Não compensa antecipar a restituição para investir em aplicações, pois o rendimento dessas é bem menor que os juros cobrados. Também não é recomendado que se utilize o dinheiro da antecipação para pagar viagens, uma vez que as agências turísticas financiam pacotes com taxas equivalentes ou menores que as cobradas pelos bancos para esse tipo de empréstimo.

RSS por email

Deixe sua opinião “Antecipação da Restituição do Imposto de Renda

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.