Como Pagar o Boleto FIES: Segunda Via

O FIES (Programa de Financiamento Estudantil) foi criado pelo governo federal em 1999 com o objetivo de auxiliar estudantes de cursos superiores sem condições de arcar com o pagamento da faculdade. Assim, há mais de 15 anos o programa permite que alunos de baixa renda possam obter o tão sonhado diploma.

Atualmente, são mais 560 mil estudantes beneficiados pelo FIES e quase 1.500 instituições de ensino participantes. Ao total, são 2.080 campi em todo o país. Para participar do programa, o aluno precisa passar por uma seleção rigorosa, como critérios objetivos e impessoais. Segundo o site oficial, o financiamento estudantil “tem como premissa atender à população com efetividade, destinando e distribuindo os recursos de forma justa e igualitária”.

Com a crise financeira de 2015, o governo foi obrigado a reduzir o montante do recurso para o FIES. Durante boa parte do ano não foram recebidas novas inscrições e o programa passa por reformulações para, quem sabe, continuar funcionando no ano que vem. Ainda assim, que já possui a linha de crédito não precisa se preocupar.

Pagamento do FIES

As condições de pagamento para o segundo semestre de 2015 são as seguintes:

  • Fase de utilização: enquanto o aluno estiver cursando a faculdade, ele precisará arcar somente com parcelas trimestrais com valor máximo de R$ 150,00, para custear os juros cobrados pelo financiamento;
  • Fase de carência: após a formatura, há um período de carência de 18 meses para que o aluno comece a pagar pelo crédito. Durante esses meses, ele continuará quitando as trimestrais com valor máximo de R$ 150,00.
  • Fase de amortização: passado o período de carência, se incia a cobrança das prestações relativas ao financiamento. O saldo devedor deve ser quitado num prazo de até 3 vezes o tempo de duração regular do curso.

O pagamento das prestações é feito por meio de boletos que são emitidos pela Caixa Econômica Federal – banco responsável pela administração do programa.

Boleto FIES

Esse é site da Caixa para impressão do boleto FIES online

Segunda Via do Boleto

Quem já utiliza o FIES deve pagar os boletos em dia para evitar novos encargos. O documento pode ser emitido facilmente pela internet. Acessando o link, você verá um formulário solicitando seu CPF e a digitação de um código verificador. Com essas informações, o usuário será encaminhado para uma nova página com os boletos pendentes. Eles poderão ser impressos para pagamento em caixas eletrônicos, lotéricas e agências bancárias. A linha digitável serve para uso no internet banking ou aplicativos bancários para celular. Se houver atraso e o valor precisar ser recalculado, o próprios sistema da Caixa faz as atualizações.

Dicas de Segurança

O pagamento de boletos deve ser sempre feito com cautela, pois há vários golpes que envolvem a emissão de cobranças falsas. As dicas da Caixa Econômica para você não cair nessas armadilhas são:

  • Observe se o códio do banco é 104-0;
  • Os três primeiros dígitos do código de barras devem ser 104;
  • Os boletos devem ser impressos somente pelo site da Caixa;
  • Buscas em sites como Google, Yahoo e Bing podem te levar para sites falsos;
  • Sempre confira todos os dados do seu boleto;
  • Tenha um bom antivírus instalado em seu computador.

Seguindo as recomendações, você corre menos riscos ao emitir a segunda via do boleto do FIES.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Pagar o Boleto FIES: Segunda Via

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.