Crédito Consignado CAIXA Para Aposentados e Pensionistas

O empréstimo com desconto em folha de pagamento é comum no Brasil há bastante tempo. No entanto, foi em 2003 que o Governo Federal regulamento a oferta dessa modalidade de crédito com a criação da Lei n.º 10.820. De lá pra cá, quase todos os bancos passaram a oferecer o empréstimo para aposentados, pensionistas e funcionários públicos que recebem pela instituição.

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que disponibiliza o crédito consignado com taxas de juros competitivas e menos burocracia.

Como funciona o Consignado CAIXA?

O crédito consignado pode ser contrato por aposentados ou pensionistas do INSS que recebem seus benefícios pela Caixa Econômica. Não é necessário ser correntista do banco para solicitar o empréstimo e aproveitar as tarifas reduzidas. Após a contratação, as parcelas com acréscimo de juros são debitadas automaticamente do benefício todos os meses. Dessa forma, o cliente não fica em atraso com o pagamento nem sofre com a cobrança de multa.

Segundo a lei que regulamenta o crédito consignado, o empréstimo não pode comprometer mais do 30% da renda mensal do contratante, a fim de evitar o endividamento.

Veja os benefícios:

  • não é feita consulta ao SPC ou Serasa, nem é necessária a apresentação de avalista;
  • o valor do empréstimo é calculado com base no benefício que você recebe;
  • o contratante pode antecipar o pagamento de algumas prestações ou pagar todo o valor devido de uma vez, reduzindo o valor dos encargos.
Empréstimo Consignado CAIXA

Empréstimo Consignado CAIXA

Tarifas

As tarifas do Crédito Consignado CAIXA são calculadas com base no valor solicitado pelo cliente e na data de contratação. Os juros são pré-fixados quando o contrato é assinado, garantindo que o aposentando ou pensionista tenham conhecimento sobre todos os encargos que serão cobrados. Os juros de acerto também são cobrados a cada prestação, conforme o prazo de pagamento do limite de crédito.

Além dessas tarifas, é cobrado também o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no ato da contratação, seguindo as exigências da legislação em vigor. o CET, Custo Efetivo Total será informado ao cliente também no momento da simulação ou contratação do consignado.

Como solicitar?

Para solicitar o empréstimo consignado, o aposentado ou pensionista precisará ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Antes disso, vale a pena entrar em contato com o INSS para saber se o benefício permite a contratação do crédito e se os descontos estão autorizados. Na agência da CEF, o atendente poderá informar sobre os documentos necessários para a assinatura do contrato. Depois que o documento for gerado e a assinatura for efetivada, o banco libera o limite (de acordo com a análise de crédito) para que o aposentado ou pensionista utilize como quiser.

Portabilidade de Crédito

Com a portabilidade de crédito, qualquer pessoa que tenha um empréstimo consignado em outro banco pode transferir sua dívida para a Caixa Econômica e aproveitar os benefícios oferecidos pela instituição. Para migrar o débito, basta procurar um agência tendo em mão o seu contrato com o outro banco. A Caixa Econômica quitará o valor devido e criará um novo contrato com os juros recalculados.

Com esse procedimento, é possível conseguir mais prazo para o pagamento do empréstimo, além de tarifas menores. Converse com um gerente da CEF para saber mais sobre a portabilidade e como transferir seu financiamento de outro banco para a CAIXA Econômica Federal


RSS por email

Deixe sua opinião “Crédito Consignado CAIXA Para Aposentados e Pensionistas

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.