Crédito Pessoal Compensa?

Recentemente eu estava conversando com um amigo e ele me confidenciou que estava muito “apertado” e pagaria o “mínimo do cartão”. Na mesma hora, eu o convenci a pegar um empréstimo no banco e pagar o valor total da fatura. Ele me olhou surpreso, mas fomos fazer as contas. Sendo ele professor da rede pública, o banco oferecia uma linha de crédito consignada bem vantajosa. Fizemos as contas e, como o empréstimo, ele pagaria em 10 meses os juros de apenas 1 mês de crédito rotativo.

Esse exemplo mostra que o empréstimo, apesar de ser visto como vilão, pode ser uma boa solução em situações de arrocho financeiro. A questão é escolher uma linha de crédito com boas taxas e condições de pagamento adequadas ao seu bolso. Infelizmente, o que os bancos mais oferecem é o chamado crédito pessoal, que é muito vantajoso para a instituição e pouco interessante para o consumidor.

Crédito Pessoal

Crédito Pessoal

Crédito Pessoal

O que chamamos de crédito pessoal são as linhas de crédito oferecidas automaticamente pelos bancos e financeiras. Ele também é conhecido como limite de crédito pré-aprovado ou empréstimo pessoal. A contratação pode ser feita facilmente pela internet ou em caixas eletrônicos. Em alguns casos, o cliente também vai até a agência e negocia diretamente com o gerente. A questão que pesa nessas linhas de crédito são as taxas, que podem variar muito.

Um levantamento feito pela Proteste mostrou que os bancos oferecem melhores condições que as financeiras independentes. Dependendo dos juros cobrados, a diferença no custo efetivo total (CET) pode ser de 50% a 500% a mais. No banco com tarifas mais caras, o HSBC, as taxas chegam a 199% ao ano. Já entre as financeiras, o pior resultado foi o da Ibi Cred, com CET de 500%.

Outra constatação da pesquisa é que essas taxas, na prática, diferem muito do que é anunciado pelo Banco Central.

O Que Fazer?

Quem precisa de um empréstimo e não tem acesso a uma linha de crédito mais barata precisa pesquisar muito. Com base no estudo feito pela Proteste, as financeiras devem ser evitadas ao máximo. O ideal é começar pelo banco onde você tem conta e conversar pessoalmente com o gerente. Peça para que ele encontre a melhor taxa de juros, com um prazo de pagamento cujas parcelas caberão no seu bolso sem apertar. Mas não se dê por satisfeito e veja o que é oferecido por outras instituições no mercado. Evite também contratar o serviço pela internet ou nos terminais de autoatendimento, exceto quando a tarifa for realmente vantajosa para você.


RSS por email

Deixe sua opinião “Crédito Pessoal Compensa?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.