Empréstimo para Abrir o Próprio Negócio

O artigo de hoje busca responder à pergunta feita pela leitora do blog Crédito e Débito, Erineide de Oliveira, que gostaria de saber mais sobre a obtenção de crédito para a abertura de novas empresas. Veja a pergunta nas palavras dela:

Como faço para conseguir um empréstimo para abrir o meu próprio negócio? E o que é preciso para isso acontecer?

Vários outros leitores também podem ter essa dúvida, por isso falaremos mais sobre como conseguir um empréstimo para começar o próprio negócio.

Quero Ser um Empresário

Uma pesquisa feita pelo Global Entrepreneurship Monitor revelou que 44% dos brasileiros desejam abrir o seu próprio negócio, enquanto 25% sonham em crescer como funcionários dentro de uma empresa. O surgimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a criação do Microempreendedor Individual vêm contribuindo para que muitas pessoas consigam formalizar ou mesmo inaugurar uma pequena empresa no Brasil. Mas a maior dúvida entre os interessados é: onde conseguir dinheiro para começar?

Crédito para Micro e Pequenas Empresas

Para estimular a criação de novas empresas, os bancos públicos, como o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, investem em linhas de crédito especializadas nesse setor. Há também as cooperativas de crédito, que podem emprestar o dinheiro ao empreendedor com juros e tarifas diferenciadas. É importante lembrar que nenhum banco vai financiar todos os custos envolvidos na criação de uma empresa, então o empreendedor deve ter em mente que precisa ter pelo menos uma parte do valor necessário para começar a pensar em um empréstimo.

É preciso ter um planejamento e saber quanto precisa ter em mãos para abrir o negócio.

Como Conseguir um Empréstimo?

Abrir Empresa

Onde conseguir crédito para abrir uma empresa?

Uma boa dica para quem ainda não sabe muito bem por onde começar é procurar o SEBRAE, que orienta os futuros empresários tanto no que diz respeito a abertura da empresa, quanto  sobre os caminhos possíveis para obtenção de crédito.

Sugerimos ainda que você procure, inicialmente, o banco onde possui conta corrente (caso já possua uma). Também vale a pena consultar outras instituições para negociar tarifas menores. Cuidado com as ofertas muito tentadoras e com tarifas abaixo da média.

Cuidado ao Pegar um Empréstimo

Se você conseguiu pegar o dinheiro emprestado em um banco para abrir o seu negócio, precisa avaliar atentamente se as parcelas caberão em seu orçamento. Nunca pegue um empréstimo se não tiver certeza que vai conseguir honrar com o pagamento da dívida. Os juros já não baixos se você pagar todas as parcelas em dia, imagina atrasando os pagamentos. A sua dívida pode virar uma bola de neve, e o sonho do próprio negócio pode virar um pesadelo. Por isso, tenha muito cuidado ao fazer este tipo de empréstimo. Caso você tenha dúvidas, procure um especialista em finanças ou administração de empresas.


RSS por email

Deixe sua opinião “Empréstimo para Abrir o Próprio Negócio

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.