O que é Crédito Direto ao Consumidor?

Recentemente falamos sobre o leasing. Hoje o assunto é outra modalidade de crédito disponível no Brasil: o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Com ele, o banco ou financeira concede ao tomador de crédito o dinheiro necessário para adquirir um bem, como um automóvel, por exemplo. O pagamento do valor devido é feito em parcelas, conforme as disposições do contrato, e o contratante pode usufruir o bem durante esse período.

CDC

O CDC é uma das opções para financiamento de veículos

Como Funciona

Como indica a própria expressão, a principal característica da modalidade é a concessão de crédito diretamente ao consumidor. De acordo com o a página do Governo Federal:

Trata-se de uma operação de crédito concedida a pessoas físicas ou jurídicas, para a aquisição de bens e serviços. O consumidor que contrata esse tipo de crédito passa a desfrutar imediatamente de um bem que será pago com sua renda futura (Fonte: www.brasil.gov.br).

O CDC é bastante comum para a compra de veículos, pois, por se tratar de um bem mais caro, muitas pessoas não têm o dinheiro necessário em mãos para adquirir o produto à vista. Porém, o crédito também pode ser utilizado para bens de menor valor. O prazo para pagamento é de até 60 meses e a garantia normalmente é o próprio bem financiado.

Onde Contratar

Quem quer obter o crédito deve procurar uma agência bancária ou financeira. Algumas lojas de departamento, que contam com financeira própria, também oferecem o serviço aos seus clientes. Os juros cobrados pelo CDC podem variar, dependendo da instituição financeira e do valor do crédito solicitado. Segundo dados da Anefac, a média da taxa, em abril deste ano, para aquisição de automóveis, foi de 1,54% ao mês e 20,13% ao ano. Além dos juros, essa modalidade também está sujeita à cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Importante: O CDC pode ser interessante em alguns casos, mas o comprador deve estar atento aos juros e condições de pagamento antes de fechar o contrato. Na maior parte das vezes, é melhor juntar dinheiro por um período e comprar o bem à vista

RSS por email

Deixe sua opinião “O que é Crédito Direto ao Consumidor?

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.