Opções de Crédito Disponíveis no Mercado

A palavra crédito é bastante associada a dinheiro, mas, em sua origem, ela tem relação com crença e confiança. Sabe quando alguém diz que “fulano tem crédito comigo” ou “ninguém deu o devido crédito à minha história”? Nesses casos, o termo é usada nesse sentido mais original, se referindo à reputação de alguém ou algo.

Podemos dizer, a partir daí, que a oferta de crédito por bancos e financeiras também funciona como um “voto de confiança”. É claro que essas instituições sempre saem ganhando, mas as linhas de crédito funcionam como um empréstimo e quem empresta precisa crer que o outro irá pagar.

Tipos de Crédito

As instituições financeiras têm diferentes maneiras de oferecer crédito aos seus clientes. Além do empréstimo pessoal, há também os financiamentos e consórcios, além dos cartões de crédito. Vamos entender melhor cada um deles:

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é aquele em que a pessoa solicita um valor emprestado, combina uma forma de pagamento e paga juros mensais pelo serviço. Existem linhas em que esse empréstimo vai ficar mais barato, como é o caso do crédito consignado, e outras em que os custos são bem elevados, como o crédito para negativados.

Empréstimo

Empréstimo

Cheque Especial

Muita gente se confunde e acha que o cheque especial é só um dinheirinho a mais que o banco deixa disponível. Porém, o cheque especial é uma forma de crédito cara e pouco vantajosa. Ao gastar mais que o que tem na conta, o consumidor automaticamente contrata esse serviço e paga juros bem elevados por ele.

Financiamento

Outra forma de crédito comum são os financiamentos. Quando você compra um carro financiado, o que acontece é que o banco ou financeira pagam o automóvel e você precisa quitar as parcelas. Na prática, funciona exatamente como um empréstimo. A diferença é que o próprio bem pode ser usado como garantia.

Cartão de Crédito

De todas as ofertas de crédito, o cartão é o único em que você pode não pagar juros. Nesse produto, as financeiras dão um prazo normalmente de 40 dias para que o cliente use seu crédito sem ter nenhum ônus (exceto pela anuidade). Porém, há o crédito rotativo, que também custa muito caro.


RSS por email

Deixe sua opinião “Opções de Crédito Disponíveis no Mercado

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.