Por Que Eu Não Consigo Crédito no Mercado?

Muitos consumidores acabam surpresos ao terem sua solicitação de crédito negada. Mesmo com o nome limpo, várias empresas decidem, por meio de suas análises, quem pode ou não ter acesso a um empréstimo ou financiamento. Mas será que a legislação permite esse tipo de prática?

Análise de Crédito

De acordo com a lei brasileira, as empresas podem sim decidir se vão ou não liberar o crédito para determinadas pessoas. Porém, esse processo tem que ser inteiramente claro. Geralmente, o que bancos e financeiras fazer é analisar o passado financeiro do consumidor, ou seja, se ele deixou de pagar contas ou esteve com o nomes em algum dos cadastros negativos do país. A análise também leva em consideração dados pessoais, como idade e estado civil. Esse processo é conhecido como credit scoring. Ao final, o consumidor recebe uma pontuação e pode ter pedido de crédito negado se o número for muito baixo.

Crédito Negado

Crédito Negado

Sinal de Alerta

A pontuação é válida, pois ajuda as empresas a evitarem a inadimplência. Porém, existem problemas no processo usado para pontuar os consumidores. O primeiro deles é que a análise de crédito não respeita o prazo de 5 anos de nome sujo. Isso significa que o alguém pode ser penalizado mesmo depois de te o nome retirado dos cadastros de inadimplência. Vários casos já apontam para um entendimento judicial de que essa penalização perpétua não pode ser imposta ao consumidor. Além disso, nem sempre há clareza em relação aos critérios adotados na análise de crédito, deixando o consumidor confuso.

O Que Fazer?

Se você se sentir lesado pela análise de crédito feita por alguma empresa, o ideal é procurar um órgão de apoio ao consumidor para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Vale lembrar também que você tem o direito de conhecer os motivos que levaram à resposta negativa por parte da empresa. O banco ou financeira não poderá ser obrigado efetuar o empréstimo, mas, dependendo do caso, deverá reparar os danos morais e materiais que infligiu ao consumidor.


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