Posso Financiar um Imóvel Com Nome Sujo?

A maior parte dos brasileiros não conseguiria comprar um imóvel à vista, devido aos altos preços e renda média baixa. Nesse contexto, os financiamentos despontam como principal alternativa, pois possibilitam que o comprador pague prestações quase equivalentes ao valor do aluguel.

Até bem pouco tempo, o crédito habitacional estava em alta, recebendo vários incentivos do governo. Agora, com a crise financeira visível, o setor sofreu fortes retrações. Ainda assim, é possível adquirir um imóvel financiado com juros relativamente mais baixos que o de outras linhas de crédito. O ideal, para quem está pensando em realizar o sonho da casa própria, é ter paciência, pesquisar bastante e buscar as melhores condições para o financiamento.

É possível financiar um imóvel com restrição no CPF?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre o financiamento de imóveis quando o nome está sujo. Afinal, uma das consequências da restrição no CPF é o acesso ao crédito. É considerado como negativado:

  • quem tem o nome inserido nos cadastros negativos, como SPC e Serasa;
  • quando o Banco Central informa restrições, como no uso de cheques sem fundos;
  • se houver pendências com Receita Federal e INSS;
  • quem tem dívidas com o estado, o município ou o governo federal.
Financiamento Imobiliário

É possível adquirir um imóvel estando negativado? Tire suas dúvidas.

De fato, fica bem mais difícil comprar um imóvel financiado quando a pessoa está negativa. No entanto, a restrição ao crédito não é absoluta. O banco deverá fazer a análise de crédito conforme os seus critérios. O fato do nome estar sujo pode pesar para uma recusa da proposta de financiamento ou não, dependendo de como for o resultado da análise.

Na maior parte das vezes, contudo, os bancos recusam a proposta de quem está com o nome sujo. Isso acontece por uma razão simples: ela certamente terá mais dificuldade para arcar com as prestações do financiamento se já tem dívidas. Mesmo com a renda suficiente, esse é um critério muito relevante para os bancos.

Com relação ao nome sujo de um dos cônjuges, a situação pode ser relevada se o contrato for feito no nome de quem está com o nome sem restrições e a análise de crédito, fora esse fator, for positiva. Em resumo, tudo vai depender das condições exigidas pelo banco e do resultado da análise de risco de crédito.

Importante: restrições no nome do vendedor também pode gerar dificuldades na aquisição do imóvel.

 Algo Para Pensar

É importante pensar em algo que muitas pessoas não pensam. Se você ou o seu cônjuge está com o nome sujo, fazer um financiamento é muito arriscado. Do ponto de vista do banco, emprestar dinheiro a você é um risco porque as chances de inadimplência são altas, não é só isso.

Quando temos uma dívida, há um indício de que algo deu errado. Pode ter sido uma situação inesperada, uma emergência ou um momento de descontrole, mas, de algum modo, houve um erro na administração das finanças.

Por isso, quem está com o nome sujo deve, primeiramente, pensar em resolver este problema. Analise a situação, encare os fatos e faça as contas. Só assim você conseguirá pagar o que deve e voltar a ter crédito na praça. Com o nome limpo, você conseguirá uma boa margem de negociação e certamente fará o financiamento com mais segurança.


RSS por email

Deixe sua opinião “Posso Financiar um Imóvel Com Nome Sujo?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.