Apple Pay: Sistema de Pagamento Mobile

Se você acha que usar o telefone para pagar contas é coisa de filme futurista, prepare-se para se surpreender. Alguns sistemas, como o Google Wallet e o PayPal, já possibilitam o uso de smartphones para transações comerciais. E esse setor promete ser transformado pelo recém lançamento da Apple: o Apple Pay.

Apple Pay

Pagamento com o sistema mobile

Conheça o Apple Pay

No último dia 9, a Apple lançou no mercado o iPhone 6 e o Apple Watch – uma espécie de relógio com múltiplas funções. Como sempre, as novidades agitaram o mercado e deixando os apple maníacos em polvorosa. Mas é em outubro que esses novos aparelhos poderão contar com um sistema bastante inovador para pagamentos. A ideia é que o smartphone (ou relógio) possa substituir totalmente sua carteira na hora de fazer compras.

Como Funciona o Sistema

Vamos supor que você entre numa loja para comprar um livro. Na hora de pagar, você supostamente precisará de um cartão ou dinheiro, certo? Não se você usar o Apple Pay. Nesse momento, o que você mostrará no caixa é o seu aparelho de telefone. A loja, devidamente credenciada, contará com um leitor, que reconhecerá seu dispositivo para possibilitar a transação. O sistema usa uma antena NFC (Near Field Communitacion), que garante a troca de dados sem fios. Nos novos aparelhos da Apple, o botão “home” é um sensor biométrico, abrindo mão da necessidade de senha para finalizar a compra. Veja o vídeo:

Como podemos notar, a transação toda é feita somente aproximando o iPhone do sensor. O sistema é integrado com o aplicativo Passbook, que permite o armazenamento de cartões de crédito e débito. O comprador escolhe qual é a forma de pagamento desejada, aproxima seu aparelho do leitor e, em poucos segundos, recebe a notificação de que a compra foi realizada. Prático, não?

Disponibilidade do Serviço

Até o momento, somente os Estados Unidos contam com cobertura para o serviço. Por lá, a Apple já estabeleceu parceria com os 6 grandes bancos e mais de 220 mil marcas, incluindo a Disney. As bandeiras aceitas são: Visa, Mastercard e American Express. O serviço estará disponível a partir de outubro, quando o iOS 8 será atualizado. E, se tudo certo, é muito possível que o sistema se espalhe pelo mundo nos próximos anos.


RSS por email

Deixe sua opinião “Apple Pay: Sistema de Pagamento Mobile

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.