Por que Usar o Cartão de Débito?

Carregar grandes quantias de dinheiro na carteira ou no bolso é coisa do passado. Cada vez mais, os cartões substituem o uso do dinheiro, servindo como uma forma mais prática e segura de pagamento. Com ele, as compras e pagamentos são debitados imediatamente da conta corrente. Caso não haja saldo, a compra não será autorizada.

Assim, esse cartão tem como função principal as movimentações de conta bancária, além de possibilitar a utilização para pagar contas em caixas eletrônicos e comprar em estabelecimento credenciados. Lembrando que o cartão de débito é obrigatório e gratuito para todos que têm conta em banco.

Vantagens do Cartão de Débito

Cartão de Débito

Cada vez mais os estabelecimentos comerciais aceitam o cartão de débito como forma de pagamento.

Muitas pessoas se perguntam se o cartão de débito é melhor que o cheque ou cartão de crédito. Claro que isso vai depender do perfil de consumo de cada um, mas, de um modo geral, é possível dizer que o débito é mais benéfico para o consumidor, pois só poderá gastar aquilo que possui em sua conta corrente, mantendo mais controle sobre as finanças.

Esta opção de cartão oferece mais segurança, pois evita que você perca dinheiro ou seja roubado. Mesmo que isso ocorra com o seu cartão, não é possível utilizá-lo sem sua autorização ou conhecimento da senha pessoal. Além disso, você poderá solicitar o bloqueio do mesmo caso isso aconteça. Você mantém o dinheiro na conta corrente ou conta poupança, o que torna as transações ainda mais seguras, evitando sair com dinheiro em espécie.

O uso do cartão de débito também traz mais comodidade, pois não precisa fazer saques ou depósitos para efetuar os seus pagamentos.

Os comprovantes de pagamento emitidos pelos caixas eletrônicos e maquininhas de cartão servem para que você mantenha o controle financeiro sobre os seus gastos. Dessa forma, fica mais fácil contabilizar as despesas e tomar nota de tudo o que gastou.

O cartão pode ser utilizado a qualquer momento, basta estar com ele em mãos.

Cuidados com o Cartão de Débito

Assim como qualquer forma de pagamento, ele deve ser utilizado com cautela para que não ofereça riscos ao consumidor. Uma de suas principais vantagens é a comodidade e a praticidade, mas isso também pode se voltar contra quem utiliza. Com o cartão em mãos, o indivíduo pode acabar fazendo gastos sem pensar, comprometendo grande parte de seu saldo em conta. Por isso, é fundamental analisar muito bem o que se compra antes de utilizar o cartão. Outro problema é que o cartão nem sempre é aceito em todos os estabelecimentos comerciais, ainda que o recebimento de cartões cresça rapidamente.

Antes de sair usando o cartão, tenha em mente que:

  • Ele funciona como dinheiro e gastos excessivos poderão criar grandes problemas financeiros;
  • Se a sua conta possui um limite de cheque especial e você fizer uma compra com o cartão de débito, sem que haja saldo na conta, os valores serão debitados desse limite. Lembre-se que as taxas de juros desse tipo de serviços são altíssimas, por isso utilizar esse serviço não é uma boa ideia, a não ser em caso de extrema necessidade. Fique atento;
  • Mantenha um controle sobre o seu saldo, sabendo exatamente quanto possui em conta.

RSS por email

2 Comentários em “Por que Usar o Cartão de Débito?

  1. paloma-still@hotmail.com disse em 23/09/2014 às 12:11:

    gente eu tenho o cartao de débito ELO anexado no meu cartao da caixa.
    e gostaria de fazer uma compra na internet …sabem me dizer em quantas vezes o elo pode ser dividido na internet ?..pq em lojas convencionais so dividi em duas !

    • Emília Silva disse em 25/09/2014 às 10:38:

      Paloma, as condições de parcelamento vão depender da loja. Algumas vão oferecer mais parcelas, enquanto outras nem disponibilizam essa opção. Você terá que verificar isso no estabelecimento. Obrigada pelo contato.

Deixe sua opinião “Por que Usar o Cartão de Débito?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.