Códigos de Erros do Cartão

Muitas vezes acontece do cliente chegar em uma loja para fazer uma compra e, na hora de passar o cartão de crédito, ocorrer algum erro. A situação pode ser constrangedora para algumas pessoas, mas não se preocupe, nem sempre a culpa é do cliente ou realmente há algum problema com o cartão. Podem acontecer falhas de comunicação que impedem a compra, mas que podem ser resolvidos de forma simples.

Entender um pouco mais sobre os códigos de erro pode ajudar a resolver o problema. Em muitos casos, o cliente nem tem culpa, sendo importante que o estabelecimento tente solucionar a pendência com a administradora da máquina de erro. Estes códigos mostram qual foi o problema ocorrido, e podem ajudar na sua solução. Veja abaixo os erros mais comuns que acontecem nas máquinas da Cielo, uma das maiores administradoras de máquinas de cartões de crédito do país:

Erro 01 – Venda não autorizada ou Transação Negada

O código de erro 01 indica que a venda não foi autorizada no contato com a administradora. O problema quase sempre pode ser resolvido pelo estabelecimento entrando em contato com a empresa responsável pela máquina de cartão. O número da Cielo para esse tipo de situação é: 40029700. É necessário solicitar a liberação do processamento do pagamento. Depois disso, o cliente poderá comprar sem maior problemas.

Erro 03  – Não foi encontrada transação para o Tid ‘***********’

Esse código abrange uma série de problemas que podem ser solucionados ou não, dependendo do que ocorreu. Uma das possibilidade é a instabilidade no sistema de comunicação da maquininha, que pode acontecer por vários motivos. Nesse caso, apenas tentar o procedimento de novo pode resolver o erro, já que o sinal de comunicação oscila.

Esse erro também pode acontecer se o número de parcelas informado for maior que o permitido pela administradora do cartão; se o código de segurança informado estiver errado; se o número do cartão for inválido. A dica é que o comerciante observe se digitou corretamente essas informações quando foram solicitadas. Mais um vez, repetir o processo pode resolver o problema.

Erros 05, 07, 41 ou 51  – Venda não autorizada (contate o emissor do seu cartão)

codigos de erro do cartao

Veja quais são os principais códigos de erro do cartãor

Todos esses erros apontam para um problema com o cartão de crédito ou com a administradora. Vários problemas podem levar ao aparecimento desse código, como o cartão ter sido bloqueado por motivo de segurança; falta de limite para realização da transação; problemas na verificação dos dados; restrições impostas pelo banco.

O código já mostra como o problema deve ser resolvido: é necessário que o titular do cartão entre em contato com a administradora para saber o que está acontecendo e buscar uma resolução.

Não adianta questionar o estabelecimento comercial nesses casos, porque o erro se refere a um problema com a administradora. Mesmo que haja algum equívoco na não autorização da compra, é preciso exigir da empresa responsável pelo cartão que medidas sejam tomadas para que o erro não ocorra novamente.

Erro 08  – Código de segurança inválido

O código de segurança do cartão de crédito costuma ser solicitado quando a máquina não tem leitura de chip (ou quando ocorre algum problema na inserção do cartão). Usando apenas a tarja magnética, é preciso informar manualmente o código de segurança impresso no verso do cartão. Se o comerciante digitar o número errado, aparecerá a mensagem de erro. Caso o problema persista, é preciso entrar em contato com a operadora da maquineta e verificar a possibilidade de fraude.

Erro 10  – Não é permitido o envio do cartão

A mensagem de “não envio do cartão” significa que há problemas de comunicação com a maquininha, impedindo que os dados sejam enviados para a administradora para liberação do pagamento. Se você tem outra maquininha em seu estabelecimento, tente usá-la para saber se o problema é do terminal. Também pode indicar problemas de sinal na rede.

Erro 12  – Venda não autorizada

Às vezes o uso recorrente do cartão acaba danificando-o. Por isso, sinais de desgaste na tarja magnética ou no chip do cartão costumam levar a problemas durante o procedimento de pagamento. O erro 012 quase sempre se refere a esse tipo de problema. Se for o caso, entre em contato com o banco para pedir uma segunda via do cartão.

Erro 13  – Venda não autorizada

O código de erro tem relação com o número de parcelas informado durante a transação. Se o valor mínimo das prestações não for atingido, a máquina informará o código. Isso costuma acontecer quando o comerciante se confunde e tentar parcelar compras com valor muito baixo. Se cada parcela tiver apenas alguns centavos, não será possível efetuar a transação. Confira os dados digitados quando esse código de erro aparecer na tela da maquineta.

Erro 54 – Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

Todo cartão de crédito ou débito tem uma data de vencimento. Após o prazo, o cartão deixa de funcionar. Se isso tiver acontecido, você se deparará com erro 54. O mesmo pode ocorrer se o comerciante informar a data de vencimento manualmente de forma incorreta. Quando aparece o código, a melhor solução é entrar em contato com a administradora para solicitar uma versão atualizada do cartão.

Erro 78  – Transação negada (venda não autorizada)

Os cartões são emitidos bloqueados por razão de segurança. Depois de recebê-los, os clientes precisam seguir o procedimento de desbloqueio antes de utilizá-lo em compras. Caso o cartão bloqueado tente ser utilizado em um pagamento, o erro 78 informa que a transação foi negada. Quando isso ocorrer, ligue para o número impresso no verso do seu cartão para desbloqueá-lo. Isso pode ser ser feito na mesma hora, possibilitando que a compra seja feita após o desbloqueio.


RSS por email

Deixe sua opinião “Códigos de Erros do Cartão

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.