Como Sustar um Cheque

Os cheques já foram bem mais utilizados, mas ainda estão presentes no cotidiano dos brasileiros. Em muitos estabelecimentos, sobretudo em cidades do interior, os comerciantes até preferem os pagamentos feitos com cheque para fugir das tarifas pelo uso das máquinas de cartão.

Apesar de contar com várias ferramentas de seguranças, os cheques ficam mais suscetíveis a fraudes. Por isso, é importante ter um pouco de cautela ao usar essa forma de pagamento. Tanto quem emite o cheque quanto quem recebe pode correr riscos.

A sustação do cheque é uma das alternativas de segurança. Quando o usuário perde ou tem o talão roubado, é preciso entrar em contato com o banco para sustar as folhas de cheque extraviadas. O banco não pode negar o pedido de sustação, mas isso não significa que o cliente possa simplesmente cancelar os pagamentos já realizados. Por isso, é fundamental que se tome alguns cuidados na hora de sustar um cheque.

Cheque

Saiba o que é preciso para sustar um cheque

Como eu faço para sustar um cheque?

Os procedimentos para sustação variam conforme o banco. Assim, o ideal é que você entre em contato com a instituição para saber quais são as formar disponíveis. De um modo geral, é possível sustar o cheque diretamente na agência ou pelos canais de autoatendimento. Como comentamos antes, o banco não pode negar o pedido de sustação. No entanto, poderão ser cobradas as tarifas previamente informadas ao cliente em seu contrato.

Na solicitação, a instituição pedirá que o cliente informe o motivo para que o cheque seja sustado. Esse motivo não pode ser questionado, mas, nos casos de roubo ou furto, caso o cheque seja apresentado no banco ele será devolvido pelos motivos 20 (folha sustada ou roubada) ou 28 (cheque roubado ou sutado). Nesses casos, o banco não poderá informar os dados do emitente após a devolução.

Para sustação de cheque roubado, furtado ou perdido, é importante fazer um boletim de ocorrência numa delegacia. O documento emitido pela polícia poderá ser anexado no pedido de sustação. Com ele em mãos, você poderá confirmar que teve o cheque extraviado caso, no futuro, algum desconto indevido seja feito com essas folhas.

No momento da sustação você deverá informar o número do cheque. Ele pode ser consultado no canhoto do talão. Como os números seguem uma sequência, mesmo sem o canhoto é possível observar o número da folha anterior. Se o talão inteiro for extraviado, será preciso entrar em contato com o banco para que todos os cheques sejam sustados.

Cuidados com a sustação

Muita gente se pergunta se é possível sustar um cheque emitido para pagar um produto ou serviço. O cheque sempre poderá ser sustado, mas o beneficiário tem o direito de acionar a justiça para receber o valor devido. Por essa razão, o melhor é negociar com quem recebeu o cheque, mesmo que você não receba a mercadoria ou o serviço oferecido. Nesse tipo de situação, a sustação não é o procedimento mais indicado. Se o recebedor protestar o pagamento, o nome do dono do cheque será inserido no CFC, limitando o acesso ao crédito.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Sustar um Cheque

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.