Máquina de Cartão de Crédito: O que é e quais são

As Máquinas de Cartão de Crédito e Débito são terminais físicos que realizam as transações entre lojistas e clientes sem que seja envolvido dinheiro em espécie. O uso destas máquinas de cartão trazem diversos benefícios à ambas as partes, mas sobre isso, veremos depois. Por ora, vejamos como são dividias as máquinas de cartões que, atualmente, não são exclusividade de grandes redes, sendo, inclusive, aberto para pessoas físicas desde que tenham conta bancária em um dos bancos afiliados às credenciadoras ou aceite receber suas vendas como saldo em um cartão de crédito.

Existem diferentes tipos de máquinas de cartão. Poderíamos dividir estes terminais de acordo com a tecnologia utilizada:

Tipos Máquinas de Cartão

POS (Point of Sale): é o terminal mais comum, utiliza-se de uma linha telefônica comum e é uma máquina com fio, o que limita seu campo de aplicação. É uma das opções mais baratas sendo que, se seu comércio tem um caixa fixo, pode ser a melhor opção.

Maquinas de Cartão de Crédito

Maquinas de Cartão de Crédito – Foto: Veja Economia

POO (POS Wireless Outdoor): Diferente do POS, o POO é um terminal que não exige ligações por fio. Ao invés de uma linha telefônica comum, utiliza-se de uma banda larga de dados ou da mesma tecnologia para as linhas telefônicas para celulares. Estas são máquinas portáteis que facilitam a vida de quem está em trânsito, como por exemplo, um restaurante que precisa levar a máquina até a mesa do cliente, seja um taxista que não tem um local fixo para pagamentos.

TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): Neste caso, a aplicação se dá em grandes estabelecimentos, onde é necessário haver uma integração de todo o sistema de automação comercial do Estabelecimento Comercial com o Sistema da Credenciadora. Imagine um supermercado, onde a máquina de cartão faz parte do próprio sistema de preços e caixa. É aplicado em grandes comércios, principalmente.

Além desses modelos, podem haver intermediários, como o POS Wireless da RedeCard que permitem locomoção em uma área limitada pela rede sem fio, ou terminais associados à serviços exclusivos que fazem com que as máquinas de cartões mudem de nome. Isso, no entanto, não modifica estas duas grandes categorias que são os POS Fixo e POS Móvel.

O modelo que melhor se adéqua a seu negócio, é claro, varia de acordo com suas necessidades. Escolher uma máquina de cartão de crédito pode ser uma tarefa não muito fácil já que existem duas grandes empresas na briga, cada uma com suas vantagens e desvantagens (Máquinas Cielo e RedeCard, leia o artigo). Existem ainda, outras empresas menores que buscam seu espaço no mercado. Veja abaixo as principais marcas de maquinetas de cartão do mercado:

Marcas de Máquinas de cartão de crédito

Cielo: A Cielo é a líder de mercado com diversas opções, seja para grandes comércios ou pequenos vendedores. Têm máquinas fixa e móveis que permitem integração com o celular, por exemplo. Veja como se associar à Cielo aqui ou visite o site da empresa www.cielo.com.br.

Rede: A REDE, antiga Redecard também é outra máquina muito conhecida e faz frente à Cielo sendo também muito lembrada. As opções são semelhantes que vão desde terminais integrados até vendas mobile. Conheça mais sobre a rede ou visite o site da empresa em www.userede.com.br.moderninha uol

PagSeguro: Com a Moderninha, os pagamentos mobile para pequenos comerciantes ou autônomos ficou muito mais fácil. Falamos da Moderninha aqui e, embora a Uol conte com outras alternativas, essa é sem dúvida o carro chefe da empresa. Visite: pagseguro.uol.com.br/Moderninha

Payleven: A empresa pertence ao grupo Bandeirantes e, assim como a Pagseguro, se volta para os pequenos, com soluções mobile.  Comentamos sobre a Payleven anteriormente e sugerimos que visitem o site da empresa também.

iZettle: A iZettle é associada ao Banco Santander, também voltada a pequenos comércios. Veja nossa página sobre a iZettle ou visite www.izettle.com.


RSS por email

13 Comentários em “Máquina de Cartão de Crédito: O que é e quais são

  1. Luiza Helena Ricardo disse em 17/03/2011 às 16:57:

    Ola, gostaria de saber como faço para adquirir a maquina de cartao Credito/ debito…
    Abri um salao de beleza , o rendimento mensal é pequeno, por isso tbm queria saber quanto é pago por ela e as taas cobradas mensalmente.
    Desde já, muito obrigada!

    • enternauta disse em 29/08/2011 às 15:24:

      Você deve entrar em contato com as empresas responsáveis pelas máquinas, como a Cielo (telefones 4002-5472 para capitais e 0800-570-8472 para demais localidades), Redecard (4001-4433 para capitais e 0800-784433 para demais localidades), ou outra empresa de sua preferência. Nós do Crédito e Débito não somos representantes dessas empresas e nem podemos responder por elas.

  2. Rafaela disse em 23/08/2011 às 07:20:

    Acabei de ligar na Cielo e na Redecard, e as taxas da Redecard não são mais baixas que a Cielo, pelo contrário, são mais caras. Depois de ter falado tao bem da Cielo e as taxas deles serem bem melhores, vi que a Cielo é bem melhor…

  3. wemerson disse em 18/10/2011 às 12:16:

    vou efetuar uma reforma em meu estabelecimento e preciso cancelar minha maquina por alguns meses.

  4. dhiony disse em 17/01/2012 às 12:39:

    oi…

    gostaria de obter uma maquina de cartoes

    para minha empresa

    ..como eu faço??

    • enternauta disse em 17/01/2012 às 16:48:

      Você deve entrar em contato com a empresa por telefone, ou fazer a proposta ao seu gerente de banco.

  5. milton disse em 21/08/2012 às 22:17:

    eu quero saber se eu passar um cartão de credito se se o dinheiro cai na minha conta na hora ou não?

    • Crédito e Débito disse em 08/09/2012 às 23:13:

      Se você é consumidor, Milton, o crédito virá na fatura do cartão e o débito será descontado de sua conta corrente.
      Se o caso é de lojista, os prazos dependem do contrato com a operadora da máquina.

  6. Jorge disse em 17/08/2013 às 12:37:

    Por favor, me respondam se eu consigo ligar uma maquina de cartão em uma linha da Embratel / Claro ?

    • Crédito e Débito disse em 22/08/2013 às 19:07:

      Jorge,
      Acredito não haver problemas.

  7. José Geraldo disse em 21/04/2015 às 15:24:

    Estou sabendo que tem uma maquina de credito e debito que podemos compra-la e depois não precisaremos pagar aluguel da maquina a operadora. qual é, e onde comprar?

    • Emília Silva disse em 31/05/2015 às 12:36:

      José Geraldo, é possível que seja a Moderninha, lançada pelo PagSeguro recentemente. Leia o artigo para saber como adquirir a máquina.

Deixe sua opinião “Máquina de Cartão de Crédito: O que é e quais são

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.