O que é Cartão Co-branded: O cartão de crédito de Loja

Você sabe o que é um cartão co-branded?

A expressão pode parecer estranha, mas a maior parte das pessoas pelo menos já ouviu falar de um produto desse tipo. Os cartões co-branded são aqueles que contam com o nome de uma empresa parceira a uma financeira mas podem ser usados em qualquer estabelecimento que receba a sua bandeira, mesmo que não seja a própria loja.

Esse tipo de cartão foi idealizado no início do século passado por Henry Ford, como forma facilitar o acesso ao crédito para os seus possíveis clientes. Segundo a Wikipedia:

Co-branded são cartões de crédito similares aos cartões private label, só que com a vantagem do cliente poder comprar em qualquer estabelecimento credenciado a bandeira do cartão e não somente na rede varejista em que o cartão foi emitido.

Então, os cartões que são oferecidos por supermercados, farmácias, concessionárias, companhias aéreas e outras empresas, mas que também são aceitos em outros estabelecimentos comerciais são chamados de co-branded. Observe que nestes casos ele sempre terá uma bandeira conhecida atrelada ao cartão, seja Visa ou Mastercard. O que irá permitir que a compra seja efetuada em qualquer outro local.

Já o cartão private label é específico para compras em determinada loja. Um cartão deste tipo só será usado dentro daquele estabelecimento e nenhum outro local.

Vantagens do Cartão Co-branded

Cartão Co-branded do Carrefour

Cartão Co-branded do Carrefour

A principal vantagem oferecida são descontos e condições facilitadas de pagamento em compras na loja que emitiu o cartão. Dando um exemplo simples, se você tem um Cartão Carrefour com a bandeira Mastercard, poderá aproveitar as promoções oferecidas pela rede de supermercados e ainda comprar em qualquer empresa que aceite a bandeira.

Além disso, os cartões co-branded costumam contar com programas de fidelidade específicos para o cliente que sempre compra no estabelecimento emissor. Tudo isso faz com que um grande número de usuários prefira os cartões desse tipo, mas é preciso que se tome alguns cuidados.

Uma outra vantagem é que estes cartões costumam ter custos de manutenção muito baixos ou até inexistentes. Como o cartão já é um chamariz para a marca, ela pode oferecer anuidade grátis, como é o caso dos cartões Saraiva e Petrobrás, em parceria com o Banco do Brasil.

Como usar um cartão cobrandend sem problemas

Por causa das facilidades, o consumidor pode se sentir tentado a ter cartões co-branded de diversas lojas e empresas diferentes para aproveitar os benefícios destes cartões. No entanto, isso implica em vários limites e faturas para lidar, o que pode levar ao endividamento.

É melhor optar por apenas 1 cartão daquele lugar onde você sempre faz compras e aproveitar os benefícios oferecidos. Nos demais comércios, use apenas a função crédito do cartão normalmente.

Lembre-se de sempre pagar seu cartão sem atrasos e no valor total para fugir das dívidas. As empresas lucram muito com cartões co-branded pois podem cobrar juros em compras feitas com o cartão. Se elas te oferecem o cartão com um custo de anuidade mais barato, por outro lado, costumam cobrar as taxas mais altas em crédito rotativo ou parcelamento da fatura.

Seja consciente e aproveite apenas as vantagens!


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