Cartões de Crédito Básicos

A algum tempo atrás, entraram em vigor as novas regras do cartão de crédito, que estabeleceram dois tipos de cartão: o básico e o diferenciado. Hoje falaremos um pouco mais sobre os cartões de crédito básicos, quais são as suas vantagens e para que tipo de público ele serve.

Até a criação das novas regras, a maior parte dos cartões de crédito oferecidos no mercado estavam vinculados à programas de recompensas, além de oferecer “vantagens” que não foram solicitadas pelo cliente, como seguros, serviços de assistência, promoções e descontos especiais. Todos esses benefícios não são gratuitos. Eles são incluídos nas taxas cobradas pela administradora e, muitas vezes, o cliente pagava por esses serviços sem nunca utilizá-los. Na maioria das vezes, nem sabia que estava pagando.

Por isso, o Banco Central determinou a criação de um cartão básico por todas as instituições financeiras. Trata-se de um cartão de crédito exclusivo para o pagamento de compras e contas. Ele não poderá estar associado a programas de benefícios ou recompensas e, por isso, a anuidade cobrada deverá ser a menor entre todos os cartões oferecidos pela emissora. O cartão pode ser tanto do tipo nacional, quanto internacional e deverá ser oferecido obrigatoriamente pelo banco durante o processo de negociação com o cliente. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de escolher um cartão mais adequado com o seu perfil de consumo.

É importante que o consumidor se mantenha informado sobre os seus direitos, pois infelizmente, por mais que seja uma determinação do Banco Central, nem todos os bancos oferecem os cartões básicos aos seus clientes, a fim de induzir a pessoa a adquirir um produto mais caro.

Tarifas dos Cartões de Crédito Ourocard

Para quem usa o cartão de crédito apenas como forma de pagamento, o básico é o ideal. Afinal de contas, por que pagar tarifas mais altas por serviços que você não vai usar? Para você visualizar as diferenças nas tarifas, comparamos as taxas de anuidade dos principais cartões de crédito oferecidos pelo Banco do Brasil, com o cartão básico:

Cartão de Crédito Básico OuroCard

Cartão Ourocard Básico

Sabendo que o Platinum é o cartão com maior número de serviços adicionais, e que esses serviços diminuem gradativamente nos cartões Gold e Nacional, dá pra concluir que a taxa de anuidade é proporcional aos benefícios agregados ao cartão.

Sendo assim, só vale a pena pagar por todos os serviços adicionais se for usá-los plenamente. Do contrário, o cartão de crédito básico é, com certeza, a opção que pesará menos no bolso.

Antes de ir ao banco solicitar um cartão, pesquise sobre as opções oferecidas pela instituição. Assim você já vai sabendo o que deseja, e não corre o risco de levar para casa um cartão mais caro e com serviços que você nem vai usar.


RSS por email

Deixe sua opinião “Cartões de Crédito Básicos

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.