Como Abrir uma Casa Lotérica

Desde fazer uma fezinha na mega-sena até sacar o seguro desemprego, passando pelo pagamento de contas de água, luz, telefone, carnês, prestações, faturas e documentos de diversos convênios. Serviços como este e outros autorizados pelo Banco Central são delegados pela Caixa para as Casas Lotéricas. Por esta razão, muitos pensam que montar uma casa lotérica da Caixa Econômica Federal pode ser um grande negócio, afinal é fácil encontrar uma loja até em pequenos municípios. E as filas que o digam, estão sempre grandes, principalmente para daqueles que fazem suas apostas ou optam por fugir dos bancos. Mas se o negócio não render o esperado é possível colocar a casa lotérica à venda, pois é comum ao invés de entrar num processo para adquirir uma nova loja, empresários comprarem uma já existente.

Existem dois tipos de Unidades Lotéricas, as casas lotéricas que podem ser instaladas em qualquer município e as Unidades Simplificadas de Loterias (USL) instaladas apenas nos municípios onde não exista outra unidade lotérica. Em ambos os casos, a criação de uma unidade acontece por meio de licitações, pois é um serviço público da União, delegado à Caixa Econômica Federal pelo Decreto-Lei 759 de 120869.

Como participar de uma licitação

Casa Loterica

Casa Lotérica

Podem participar da concorrência pessoa jurídica e pessoa física acima de 21 anos de idade. Na última licitação os documentos necessários foram no caso de pessoa física: Cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF; certidão negativa de execução patrimonial – Justiça estadual no domicílio da Pessoa Física; anexo 1 do edital preenchido; já para pessoa Jurídica foi solicitado anexo 1 do edital preenchido; balanço patrimonial, se for o caso; cadastramento e habilitação parcial no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, comprovado na sessão de abertura do envelope de documentação.

Durante a avaliação serão analisados critérios que podem variar de acordo com o edital. Como por exemplo: a localização da loja, quantidade de bilhetes da loteria instantânea a ser comercializada, grau de instrução dos sócios, (mínimo Ensino Fundamental), participação em treinamentos e experiência de trabalho anterior: como os de natureza empresarial, gerencial, administrativa, financeira, contábil, recursos humanos e marketing e vendas.

O resultado do processo é divulgado na Imprensa Oficial, na página da Caixa na Internet e por meio de convocação da própria Caixa aos candidatos selecionados. Após a seleção, os candidatos aprovados devem efetuar o pagamento da tarifa de permissão descrita no edital, assinar o pré-contrato (a partir do qual o candidato terá 60 dias para cumprir as exigências do edital) e assinar o Contrato de Adesão para o início das atividades da unidade lotérica.

Depois da assinatura do pré-contrato, o candidato terá o prazo de 30 dias para apresentar a documentação exigida, providenciar as adequações da loja de acordo com o Manual de Padronização Visual e Ambiental da Caixa e apresentar a garantia necessária. Lembrando que todos os equipamentos são fornecidos pela Caixa, sob regime de comodato, sem ônus para o empresário lotérico.

É importante ficar atento aos editais que são lançados esporadicamente. Para tanto, visite a página da CAIXA para se atualizar das datas.

CAIXA Loterias

Casas Lotéricas da CAIXA Econômica Federal

Lotérica dá Lucro?

Todo esse trabalho aguça a curiosidade de muita gente em saber qual o lucro obtido com o negócio. Mas esta pergunta infelizmente não será respondida a principio, já que a rentabilidade varia em função do mercado, do ponto de instalação da loja e principalmente da qualidade da gestão do empresário lotérico.
No entanto, existem alguns valores estipulados pela CAIXA. Em porcentagem os valores ficam assim:

  • Pela comercialização dos produtos lotéricos, é paga comissão variável conforme o produto.
  • Loteria Instantânea (13%)
  • Loteria Federal (de 0% a 32%) – Atualmente é 5%
  • Loterias de Prognósticos (9%, descontado o adicional de 4,5% previsto na forma da Lei 9.615/98 e Medida Provisória nº 2.049).
  • Pela prestação de serviços são pagas tarifas, cujos valores variam conforme tabela de vigente.

Quanto Custa

Mas se a curiosidade é outra, como o valor do investimento saiba que no caso das Unidades Simplificadas de Loterias, saiba que o valor mínimo gira em torno de R$5.000,00, incluídos os valores da tarifa de permissão, padronização e demais despesas referentes à instalação da Unidade.

Já no caso de Casa Lotérica, a última licitação foi do tipo técnica e preço, onde o menor valor para a tarifa de permissão é de R$10.000,00. Desta forma, o empresário poderá ter de desembolsar até R$30.000,00 já incluídas despesas com padronização, tarifa de permissão e demais investimentos referentes à instalação da Unidade.


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