Como Funciona o Cartão Nubank?

O assunto de hoje é um cartão de crédito que vem dando o que falar: o Nubank Platinum Mastercard. Para começar, o cartão garante isenção na cobrança de anuidade, o que já é bastante interessante. Além disso, as taxas são reduzidas e todas as informações sobre o cartão podem ser obtidas por meio de um aplicativo. As vantagens fazem com que a fila de pessoas esperando por Cartão Nubank seja bem grande, mas será que o produto realmente vale a pena?

Por que o Cartão Nubank custa menos?

O grande diferencial do Nubank Platinum Mastercard está no sistema usado para controlar o cartão. Por isso, é necessário que o usuário tenha um smartphone compatível com o aplicativo (Android ou iOS). Com esse app, é possível visualizar todas as despesas feitas com o cartão de crédito, bem como as taxas de câmbio, IOF e outras tarifas.

A consulta da fatura do cartão de crédito também é feita pelo aplicativo. A Nubank envia o boleto por e-mail após o fechamento, mas não há versão impressa. Aliás, a empresa não usa papel para informar o cliente de nada, nem para enviar a fatura mensal. Sem a necessidade de gastos com emissão de fatura e outros documentos, a empresa já consegue reduzir custos para zerar a cobrança de anuidade.

Além disso, o aplicativo possibilita que o próprio usuário do cartão solucione problemas e encontre informações sobre o cartão. A ideia é diminuir a necessidade de contato direto com a Nubank, o que facilita a vida do cliente e também permite o corte de gastos por parte da empresa. Para cancelar o cartão, por exemplo, não é necessário ligar para ninguém, mas apenas solicitar o cancelamento pelo aplicativo.

Aplicativo Nubank

Aplicativo Nubank

Vantagens do Nubank Platinum

Como vimos, as principais vantagens estão diretamente relacionados ao uso do aplicativo. Ele permite um maior controle sobre o cartão e também torna o produto mais barato. Para que você possa conhecer um pouco mais, listamos as principais vantagens:

  • O cartão não tem cobrança de anuidade, nem taxa de utilização ou adesão;
  • Todas as informações relativas ao Nubank Platinum são disponibilizadas de forma clara no aplicativo da empresa;
  • A taxa de juros para uso do crédito rotativo fica entre 2,75% – 12,00% ao mês, menor que a média praticada pelos maiores bancos;
  • Além disso, a Nubank garante que reduzirá ainda mais essa taxa para cliente que se mostrarem como bons pagadores;
  • O Nubank Platinum é aceito internacional graças à bandeira Mastercard;
  • A cotação do dólar no NuBank também é clara, utiliza-se a taxa PTAX de Venda + 4%. Além disso, tem op IOF de 6,38%, igual a todos os cartões;
  • Ele também conta com os benefícios oferecidos pela bandeira como seguros, serviços de assistência e o programa Mastercard Surpreenda.

Como solicitar o Cartão Nubank?

Atualmente, a solicitação do Nubank Platinum Mastercard depende de um convite, que é enviado pela própria empresa ou por alguém que já tenha o cartão. Se você quiser solicitar um convite, acesse: www.nubank.com.br e clique em “Pedir Meu Convite”. O interessado precisará preencher um pequeno formulário com CPF, nome completo e e-mail.

Por meio do CPF informado, a Nubank realiza a análise de crédito para determinar se o cliente vai ser aprovado ou não. No site eles avisam que essa análise segue critérios próprios que estão sendo aprimorados conforme novos cartões são emitidos. Se o cliente for aprovado, ele receberá um e-mail para confirmar o pedido do cartão.

Todo o processo de solicitação e emissão do cartão é feito pelo aplicativo. No e-mail de contato, a Nubank passa um código de acesso. Com o código o novo cliente poderá acessar o aplicativo do celular, confirmar o pedido e enviar a documentação necessária. A Nubank pede que o usuário tire uma foto de um documento de identidade, além de uma “selfie” para identificação. Até mesmo a assinatura do contrato é feita digitalmente pelo aplicativo.

Cartão Nubank

Cartão Nubank

Qual é o limite do Cartão Nubank?

O limite do cartão é definido pela análise de crédito. Isso quer dizer que o valor irá depender da sua renda e do que a empresa apurou a respeito do seu histórico financeiro. Quando o cartão for solicitado pelo aplicativo, será informado o limite total, mas é possível escolher por um valor menor, caso você queira um limite reduzido.

Também é importante enfatizar que a Nubank não exige renda mínima para solicitação do cartão. Outros cartões Platinum pedem comprovação de renda alta, mas esse não é o caso. Alguns portadores do Nubank Platinum Mastercard têm renda de apenas R$1 mil por mês, mas podem usufruir de todos os benefícios oferecidos pela empresa.

Problemas com o convite

A fim de verificar se o Nubank é realmente confiável, fizemos uma pesquisa no site Reclame Aqui com o nome da empresa. De um modo geral, a reputação da empresa é muito boa, com nota 9 de média e 95,7% de clientes que voltariam a fazer negócio com a Nubank. A principal reclamação dos usuários é em relação aos convites de solicitação, que podem demorar para serem respondidos. Sobre a demora na resposta, a Nubank afirma que o volume de solicitações pode tornar o processo mais lento. Porém, o resultado costuma ser bem rápido para interessado que possuam um bom histórico financeiro.  Há ainda usuário insatisfeitos com a resposta dada pela empresa. Veja uma das queixas:

A empresa Nubank insiste em afirmar que é transparente e que preza pelo direito do consumidor e a prestação de um serviço de qualidade.
Minha solicitação de cartão não foi aceita porque não me enquadro nos quesitos, porém os quesito não foram apresentados.
E para meu espanto eu já tenho o cartão Mastercard Platinium emitido pelo Banco Itaú, ou seja, a Nubank não usa os mesmos critérios dos bancos.
Entrei em contato com o suporte e só obtive respostas vagas e sem nexo. Agora estou desconfiado que meus dados serão utilizados de forma indevida.

Nesse caso, entendemos perfeitamente a insatisfação do consumidor, pois o cartão lhe foi negado mesmo com um bom histórico financeiro. O problema aqui está na análise que é feita pela Nubank, que depende somente do CPF e nem sempre obterá resultados justos. Vale salientar também que a empresa é uma startup iniciante no setor financeiro. Reclamações semelhantes são possíveis, mesmo para empresas renomadas.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Funciona o Cartão Nubank?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.