Como dar um Lance em Consórcio

Os consórcios são boas opções de compra para quem não tem dinheiro em mãos. Apesar de funcionarem de modo bem parecido com um financiamento, os consórcios não tem cobrança de juros, tornando o custo final reduzido.

O grande problema é que para receber a carta de crédito o participante precisa ser contemplado por meio de um sorteio ou de um lance. Para que o consórcio realmente valha a pena, é importante ser contemplado logo no início do período de pagamento. Como não dá para simplesmente apostar na sorte, hoje vamos falar sobre o funcionamento dos lances como forma de antecipar a sua contemplação. Fique de olho nas informações para aproveitar as taxas reduzidas do consórcio sem riscos.

Contemplação por Lance

O sistema de contemplação de um consórcio varia conforme o contrato e as condições fixadas por cada administradora. No entanto, o mais comum é que o participante possa ser contemplado de duas formas: por sorteio ou por lance.

A contemplação por sorteio depende inteiramente de sorte, já que algum consorciado será sorteado de modo totalmente aleatório. A contemplação por lance é a única possibilidade de antecipar a contemplação independente da sorte. Com ele, o consorciado oferece um percentual da sua cota para tentar conseguir a carta de crédito mais rápido. Como dissemos, as condições variam muito, mas geralmente o maior lance é contemplado.

Valor do Lance

Dependendo do valor da carta de crédito, da administradora e das condições específicas de cada consórcio, é fixado um valor mínimo de lance. Ao entrar em um consórcio, esse é um ponto que deve ser sopesado pelo participante, pois interfere muito na possibilidade de antecipação da contemplação.

Consórcio

Consórcio

A única regra é que o lance mínimo não pode ser superior ao total de parcelas a vencer. Se o lance for aceito, o valor é deduzido das prestações restantes. Na maior parte dos consórcios, o lance já pode ser dado no primeiro mês de participação, sendo ideal acertar o valor logo no primeiro lance. Quanto mais tempo você levar para ser contemplado, menos benéfico se torna o consórcio.

Tipos de Lance

Existem duas modalidades principais de lance: o lance fixo e o lance livre. Vamos explicar melhor cada um deles:

Lance Fixo

Esse tipo de lance também depende de sorteio, mas aumenta as chances de você ser contemplado.

O valor equivale a um percentual da cota definido previamente pelo grupo de consorciados. A cada assembleia, os participantes que desejarem aderir ao lance fixo são sorteados somente dentro desse conjunto. Assim, a probabilidade de ser sorteado se torna maior, dependendo, é claro, do número de pessoas que também vão dar um lance fixo naquele mês.

Lance Livre

O lance livre não tem um valor pré-definido.

Acima do mínimo, o consorciado pode apostar em qualquer quantia, baseado em um percentual da sua cota. Na assembleia, ocorrem primeiro os sorteios e depois os lances. Eles são dados de forma secreta, sem que os consorciados conheçam o lance dado pelos outros. O lance com o maior percentual naquela reunião é contemplado com a carta de crédito. Caso haja um empate no valor do lance, a administradora realiza um sorteio entre os participantes que ofereçam aquele percentual.

Lance Campeão

Lance Campeão

Importante: como o consórcio é composto por um grupo de pessoas que cria um fundo para aquisição de bens, é necessário que o lance somado ao saldo disponível no fundo seja suficiente para cobrir o valor da carta de crédito do consorciado contemplado. Se não houver em caixa o montante necessário, é preciso que seja dado um novo lance em uma próxima assembleia.

Lance Vencedor

Para dar um lance vencedor, é fundamental que o participante do consórcio tenha uma boa visão do funcionamento do consórcio. Em uma pesquisa na internet, encontramos esse vídeo bem explicativo sobre o cálculo de um bom lance que vale a pena ser assistido:

O vídeo é um pouco longo, mas seguindo todas as orientações você pode ter uma noção mais clara sobre o valor do lance ideal para o seu consórcio. O responsável pelo vídeo afirma que já adquiriu vários automóveis usando o sistema, dando assim a entender que ele realmente sabe do que está falando.

Outras orientações também podem ajudar quem quer acertar no lance o mais rápido possível. A primeira dica é procurar conhecer o histórico daquele grupo para fazer uma previsão mais acertada do valor de sua aposta. Assim, ao entrar no consórcio você já terá noção do quanto precisa ter em mãos para dar o lance vencedor logo nos primeiros meses. Também é fundamental conhecer as regras de lance livre e lance fixo do seu consórcio. Algumas administradoras, por exemplo, pedem para que o lance dos consorciados seja feito com 24h de antecedência. Esses pequenos detalhes podem fazer diferença no sucesso do seu lance.

No vídeo o criador destaca a importância de se participar de um grupo de consórcio em andamento. A diferença é que nesse tipo de grupo os lances mais altos, de consorciados que entraram com tudo no negócio, já foram dados. Além disso, existem também as desistências, diminuindo o número de pessoas dispostas a dar um bom lance. Em resumo, as chances de você dar o lance vencedor é maior em um grupo em andamento que num grupo que acabou de ser formando. Porém, vale a pena consultar se há diferenças nas condições dos consórcios já ativos.

A última dica é provavelmente a mais importante. Antes de entrar em um consórcio, é fundamental que você pense em toda essa questão do lance e tenha em mãos um bom dinheiro reservado para este fim. Em relação ao financiamento, é possível pensa o lance como uma entrada. Não adiante querer que o valor total do bem seja financiado, pois isso custa muito caro. O ideal é juntar dinheiro durante um tempo ou utilizar o seu carro usado, por exemplo, para ajudar no lance. Só não dá para esquecer que há chances de não acertar na aposta, sendo necessário esperar sem usufruir do bem. E tenha o lance fixo como uma possibilidade em aberto caso o dinheiro que você tem disponível ainda não seja suficiente para um lance campeão. Boa sorte!


RSS por email

Deixe sua opinião “Como dar um Lance em Consórcio

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.