Conta Privativa

Imagine que você vai sacar parte do seu salário no início do mês e simplesmente recebe do caixa eletrônico uma mensagem “Conta Privativa” impedindo a realização de qualquer transação. Bastante desagradável, não é mesmo? Mas essa é uma situação que ocorre com alguma frequência entre os clientes do Banco do Brasil que tentam utilizar os serviços online de sua conta corrente pela internet ou caixas eletrônicos.

Fazendo uma pesquisa rápida pela internet sobre esse tipo de problema, nos deparamos com centenas de reclamações. As informações oficiais do banco sobre a tal Conta Privativa são escassas e, muitas vezes, conflitantes, por isso resolvemos reunir aqui tudo o que há disponível em relação ao problema.

O que é Conta Privativa?

A mensagem de Conta Privativa diz respeito a alguma irregularidade que bloqueia o acesso à conta corrente. Quando o cliente tenta realizar um saque ou transferência no caixa eletrônico, a transação não acontece como deveria, obrigando a pessoa a procurar uma agência do Banco do Brasil para verificar o que está acontecendo. Segundo os relatos de quem já passou por essa situação, só é possível realizar saques na boca do caixa e muitas vezes os atendentes do banco não estão preparados para explicar a origem do problema. Diante de tanta desinformação, os cliente é que saem prejudicados, já que não conseguem movimentar a conta até que a situação seja resolvida.

Veja uma das reclamações:

Conta Privativa

Conta Privativa

Por que isso acontece?

Não encontramos qualquer informação do Banco do Brasil explicando por que isso acontece. Ao que parece, o bloqueio ocorre quando o cliente tem alguma pendência no CPF por causa de problemas com a Receita Federal, como ser pego na malha fiscal. Com a conta bloqueada para movimentações, a pessoa é obrigada a procurar banco e resolver a questão do CPF. Porém, há muitas queixas que afirmam que a conta permaneceu bloqueada por vários dias mesmo depois que o CPF foi regularizado. Ou seja, o problema tende a dar mais dor de cabeça, sendo difícil a resolução de fato.

A conta pode estar privativa por qualquer pendência junto ao cadastro do banco, o que obriga uma visita até a agência para regularizar a situação.

Como resolver o problema?

Banco do Brasil LOGO

Banco do Brasil LOGO

Essa talvez seja a questão mais complicada. O ideal, caso isso aconteça com você, é procurar a agência em busca de informação. Em reclamações feitas no Facebook, o próprio Banco do Brasil orienta os clientes a enviarem uma mensagem privada na página: www.facebook.com/bancodobrasil. Esses canais de atendimento virtuais podem ser mais eficientes, pois é possível que atendentes que entendam do assunto sejam localizados, mas conversar com o gerente também é uma opção.

Se o problema for causado por pendências com a Receita Federal, é necessário que o cliente procure o órgão para tentar regularizar o CPF. Depois disso, vale a pena entrar em contato com o Banco do Brasil novamente para que seja feito o desbloqueio da conta.

O banco pode bloquear a minha conta?

Não somos especialistas em assuntos jurídicos, por isso não podemos responder a essa questão com certeza. Contudo, parece haver sim um problema legal em relação aos bloqueios, já que o impedimento de movimentação sem aviso cria problemas financeiros e de constrangimento ao cliente. Nesses casos, a sugestão que você procure uma advogado especialista em questões bancárias ou um órgão de proteção ao consumidor em busca de orientações mais claras.

Alguns clientes já moveram ações na justiça contra o Banco do Brasil por causa da Conta Privativa, mas cada caso é um caso. O mais importante é solucionar o problema de modo que você não seja prejudicado.


RSS por email

Deixe sua opinião “Conta Privativa

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.