O que é Crédito Consignado? Como conseguir um empréstimo?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo com desconto em folha, ou seja, as parcelas são descontadas diretamente do salário do trabalhador. Esse tipo de crédito é mais seguro para quem está emprestando, pois o recebimento das parcelas fica assegurado pela empresa empregadora. Por isso o empréstimo consignado costuma ter taxas de juros menores que os dos empréstimos comuns.

Quem pode pedir um consignado?

O crédito consignado é bastante oferecido a pensionistas e aposentados. Nesse caso, o desconto é feito diretamente na folha de pagamento e os juros oferecidos são consideravelmente baixos. As empresas trabalham com um teto de 2,8% ao mês e quanto menor o prazo para o pagamento, menores são as taxas cobradas pelo dinheiro emprestado.

Funcionários públicos também tem acesso a essa modalidade de empréstimo, assim como empregados de empresas privadas com carteira assinada. No caso de trabalhadores da rede privada, é necessário que a empresa empregadora tenha convênio com algum banco que ofereça o crédito, já que a empresa é responsável pelo pagamento e desconto das parcelas contratadas por seu funcionário. Alguns bancos cobram juros menores para funcionários públicos, em relação às taxas cobradas para funcionários de empresas privadas, pois os funcionários públicos têm uma estabilidade maior em seu emprego e, portanto, maiores capacidades de honrar os pagamentos.

Outro diferencial desse tipo de crédito é que, por se descontado diretamente no contra-cheques, pessoas com o “nome sujo” também podem contratar o empréstimo, desde que trabalhem com carteira assinada ou sejam funcionários públicos.

Empréstimo

Empréstimo Consignado

Como funciona

Não é necessário ser correntista do banco que emprestará o dinheiro. Apenas é exigido que a instituição seja conveniada ao INSS ou empresa empregadora;

A instituição que paga o salário, pensão ou aposentadoria é responsável por repassar as parcelas diretamente ao banco ou financeira. Esse repasse deve ser feito no prazo de até 5 dias após o desconto em seu salário ou benefício. Caso o valor seja descontado, mas não haja o repasse, seu nome não pode ser enviados aos cadastros de inadimplência;

As parcelas cobradas não devem comprometer mais de 30% de sua renda mensal. Caso tenha mais de um empréstimo, o valor gasto com o pagamento não deve ultrapassar 40% do que recebe por mês;

O empréstimo consignado não pode ser associado a seguros contra casos de demissão ou morte. Isso constitui venda casada e a prática deve ser denunciada.

Vantagens

A principal vantagem do empréstimo consignado são as taxas de juros reduzidas. Por isso, em alguns casos, vale a pena contratar o empréstimo para quitar outras dívidas com juros maiores, com as cobradas pelos cartões de crédito e cheque especial. É muito importante fazer este cálculo no momento do empréstimo pois sua vida financeira pode ser colocada em ordem com melhores escolhas.

Apesar de ser uma forma de empréstimo mais vantajosa que outras oferecidas no mercado, o crédito consignado não deve ser contratado sem necessidade. É preciso lembrar que parte de sua renda mensal ficará comprometida com o pagamento das parcelas, sendo necessário equilibrar os gastos para não se endividar ainda mais.


RSS por email

Deixe sua opinião “O que é Crédito Consignado? Como conseguir um empréstimo?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.