O que é Estorno

Em nosso dia a dia financeiro, a palavra estorno sempre aparece, mas nem sempre sabemos exatamente o que essa expressão quer dizer. Se você tem dúvidas sobre o que é estornar, hoje abordaremos esse assunto, de forma simples e fácil de se entender. Veja alguns exemplos em que o estorno é utilizado e conheça o conceito da palavra no universo das finanças.

Estorno de Pagamento

Saiba o que é estorno

De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo estornar significa “retificar uma conta mal lançada” ou “anular um lançamento”. Suponhamos que você observou na fatura do seu cartão de crédito um lançamento referente a uma compra que você não realizou. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a administradora do cartão para solicitar o estorno, ou seja, o cancelamento da transação. Em resumo, podemos dizer que o estorno é a anulação de um pagamento que, por alguma razão, não foi feito do modo correto.

Estorno no Cartão de Crédito

O estorno é mais comum quando tratamos de operações com os cartão de crédito e débito. Como dissemos, quando você observa que alguma transação com o cartão foi feita sem o seu consentimento, é preciso contatar o banco para que eles devolvam o valor debitado ou cancelem a cobrança. Após a solicitação, a instituição financeira tem até 5 dias úteis para liberar o crédito na fatura ou na conta do consumidor.

Exemplos de Estorno

Em alguns casos, o próprio consumidor é responsável pelo pagamento indevido. Em lojas online, o cliente pode clicar sem querer em um produto e acaba comprando um item. Se isso acontecer, é preciso entrar em contato com a loja para que eles efetuem o estorno. Quando ocorre algum problema com as maquininhas de cartão, também é comum que o estabelecimento cobre duas vezes pelo mesmo produto. Também nesses casos, a própria loja deve efetuar o estorno mediante solicitação do cliente.

As fraudes com cartão também ocasionam pagamentos indevidos. Se o banco observa algum pagamento suspeito feito com o cartão, pode realizar o estorno sem informar ao seu cliente. O mesmo pode acontecer com o PayPal, PagSeguro ou outras instituições financeiras. Em todo caso, vale a pena ficar atento ao seu extrato bancário ou fatura do cartão. Dessa forma, você evita cobranças indevidas.

RSS por email

Deixe sua opinião “O que é Estorno

Regras para comentar

Todos os comentários do blog são moderados e poderão não ser aceitos ou respondidos se não cumprirem as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. O blog Crédito e Débito não responde por nenhuma empresa, portanto, não pergunte sobre suporte ou solicite propostas.
  3. Não faça propaganda nos comentários.
  4. Comentários mal escritos, contendo erros de português, deselegantes, com palavras de baixo calão, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais pois eles estarão vulneráveis.