O que é um Cartão Múltiplo?

Hoje em dia, a maioria das pessoas possui pelo menos um cartão de crédito na carteira. Eles facilitam as compras parceladas e permitem que você faça compras de emergência, mesmo sem ter dinheiro em mãos, pois poderá pagar somente no próximo mês. E é vasta a quantidade de cartões no mercado. Existem cartões para todos os gostos, para todos os bolsos, e todas as necessidades.

Algumas pessoas gostam de possuir vários cartões, cada um destinado a um tipo de compra: cartão internacional, cartão de supermercado, cartão de débito, etc. Os Programas de Relacionamento e outras promoções dos cartões podem ser um atrativo para quem gosta de possuir mais de um cartão. Existem também aquelas pessoas que adoram os cartões de loja, e têm logo um de cada estabelecimento que costuma fazer compras.

Mas outras pessoas preferem ter várias utilidades em um mesmo cartão. Para essas pessoas, a melhor opção é um cartão múltiplo. Esse tipo de cartão funciona como débito, crédito e ainda está ligado à conta corrente, podendo ser usado para a movimentação da mesma.

Normalmente, o cartão múltiplo é oferecido pelo banco assim que o cliente abre uma conta corrente. Esse cartão servirá para fazer saques e depósitos em caixas presenciais e eletrônicos e também poderá ser usado como cartão de débito para fazer compras em locais credenciados. A função crédito, normalmente precisa ser desbloqueada após o início da utilização do cartão.

O cartão múltiplo sai mais barato para o banco, por isso eles sempre oferecem esta opção. Atualmente, todos os grandes bancos brasileiros possuem o seu cartão múltiplo. Se você ainda não tem um cartão múltiplo para movimentar sua conta e fazer compras, pode solicitar com seu gerente.

Vantagens e Desvantagens

cartao-de-credito-e-debito-bradesco-elo-nacional

O Cartão Bradesco Elo é um exemplo de cartão múltilpo

Se você prefere ter apenas um cartão na carteira, tendo menos preocupações, o cartão múltiplo é muito vantajoso. Assim é mais difícil que você se esqueça do cartão em casa, ou até mesmo que atrase o pagamento da fatura, já que só tem uma para se preocupar. Além disso, você acaba ajudando o meio ambiente, já que terá apenas um cartão para descartar quando este vencer.

Quem não tem muito controle dos seus gastos também deve optar pelo cartão múltiplo, pois assim evitará gastar mais do que deve, já que terá somente um limite de crédito disponível.

A desvantagem de se ter um cartão múltiplo é a possibilidade de fazer uma compra na função errada. Exemplo: Você vai comprar uma calça no crédito, pois só poderá pagar no mês que vem, mas não informa ao vendedor que deseja comprar nesta função. O vendedor também não pergunta e passa o cartão na função débito. Se você já tinha outro compromisso com o dinheiro da conta, vai ficar meio enrolado, já que o débito é feito na hora. Por isso, sempre que for usar o cartão múltiplo, avise ao vendedor como será feita a compra, no débito ou no crédito.

Outra desvantagem de se ter um único cartão é que se perder ou for roubado, você ficará sem nenhum cartão para usar.


RSS por email

Deixe sua opinião “O que é um Cartão Múltiplo?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.