Sistema Registrato: Como Funciona?

O Banco Central criou em novembro de 2014 o Sistema Registrato, que permite ao cidadão consultar informações sobre seu relacionamento com o sistema financeiro. Você já conhece o sistema? Para quem ainda não se inteirou da novidade, hoje vamos explicar melhor o funcionamento do Registrato e como consultar seus dados financeiros pela internet.

Registrato

Registrato

O que é o Registrato?

O Registrato é uma ferramente online para consultas a respeito de suas finanças. Nele são disponibilizados dados e relatórios sobre suas contas bancárias, investimentos e dívidas pendentes. A ideia é possibilitar ao consumidor o acesso facilitado a todas essas informações, de forma segura e rápida. De acordo com o próprio Bacen:

“Com o novo sistema, para obter essas informações, os cidadãos não precisarão mais se deslocar às representações do BC ou remeter pelos correios solicitação com firma reconhecida em cartório e cópias de documentos pessoais também autenticadas. Para garantir o sigilo dos dados pessoais dos requerentes, o novo sistema incorpora  padrões de segurança de identificação eletrônica do cliente bancário desenvolvidos nos serviços de internet banking utilizados pelos bancos” (Fonte: www.bcb.gov.br).

O vídeo explicativo criado pela Banco Central é uma excelente forma de entender não só como funciona o Registrato, mas também para aprender a consultar os seus dados. Sugerimos que você veja o vídeo para tirar todas as suas dúvidas:

Quais dados ficam disponíveis?

Antes de falar mais especificamente dos dados, é importante enfatizar que a consulta é restrita ao próprio cidadão. Isso quer dizer que bancos e outras instituições financeiras não poderão utilizar o sistema para fazer análise de crédito. Com relação ao que é disponibilizado ao consumidor, é possível verificar as seguintes informações:

  • bancos em que você possui conta corrente;
  • dívidas com instituições financeiras (cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e outros) com valor superior a R$1 mil;
  • uso de serviços bancários como poupança, aplicação, cartões e etc.

Como consultar minhas informações?

A consulta das informações é mais simples para quem costuma acessar o internet banking. Nesse caso, é preciso acessar a página do Registrato (www.bcb.gov.br/REGISTRATO) e solicitar uma frase de segurança. Essa frase será utilizada para confirmar a autenticidade do usuário e só ficará disponível no internet banking do seu banco. Quem não faz uso dos serviços bancários pela internet precisa ir até uma agência do Banco Central para efetuar o cadastro. Outra forma de efetuar o cadastramento é por meio do certificado digital. Após essa primeira etapa de inscrição, as consultas poderão ser feitas pela internet, no site do sistema. Outras informações sobre o registro também poderão ser encontradas nesse endereço.


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