Tarifa de Adiantamento ao Depositante

Muitas pessoas já se depararam com a seguinte cobrança em seu extrato bancário: Tarifa de Adiantamento ao Depositante. Mas nem todos os clientes sabem o que significa esta cobrança. É uma tarifa com valor fixo, estipulado pelo banco, que se refere ao uso de um “adiantamento” oferecido pelo banco para quitar alguma dívida.

Exemplo: Você estourou o seu limite na conta corrente e utilizou o cheque especial. No mês seguinte, serão cobrados os juros e IOF pelo uso do serviço, mas caso não haja saldo suficiente na conta para o pagamento dessas taxas, o banco lhe “emprestará” esse dinheiro, cobrando a Tarifa de Adiantamento ao Depositante no mês seguinte.

tarifa de adiantamento depositante

Evite a cobrança da Tarifa de Adiantamento Depositante mantendo sua conta em dia

A Cobrança é Devida?

Infelizmente sim! Esta cobrança é autorizada pelo Banco Central e pode ser aplicada uma vez por mês ao cliente que não possui saldo suficiente para realizar o pagamento de algum débito automático em sua conta corrente.

Apesar de ser considerada abusiva pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), esta tarifa continua sendo cobrada pelos bancos. O valor é fixo, estipulado por cada banco, e varia entre 10 e 50 reais. Essa cobrança não depende da quantidade de dias que o crédito foi usado, nem do seu valor. Como já foi dito, é um valor fixo.

Como Evitar a Cobrança?

Para evitar gastos desnecessários com esse tipo de cobrança, mantenha sempre sua conta em dia, depositando os valores necessários para cobrir os débitos nas datas corretas. Fazendo o depósito na data certa, você evita cobranças e dores de cabeça.

Lembre-se que esta tarifa só pode ser cobrada uma vez a cada 30 dias. Se for feita mais de uma cobrança em um mês, o cliente pode reclamar com o seu banco.


RSS por email

Deixe sua opinião “Tarifa de Adiantamento ao Depositante

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.