Comprar, Vender e Alugar Salas Comerciais É um Bom Negócio?

Comentamos aqui no Crédito e Débito recentemente sobre investir na compra de imóveis. Apesar da noção já consagrada de que o investimento em imóveis é sempre um bom negócio, vivemos hoje um cenário econômico bastante delicado, que exige mais cuidado por parte do investidor.

No entendimento de quase todos os especialistas, a compra de imóveis residenciais ou comerciais não é mais tão lucrativa quanto já foi, por causa do mercado financeiro. Isso, no entanto, não significa que você não deve investir em imóveis, mas sim que o investimento não é tão garantido quanto se imagina.

Comprar, Vender e Alugar Salas Comerciais

As salas comerciais, voltados para pequenas empresas e profissionais autônomos, já foram vistas como um excelente negócio. Com a expansão econômica do país vivida nas últimas décadas, ter uma ou mais salas comerciais alugadas quase sempre representava um bom lucro a longo prazo. O problema é que as coisas mudaram bastante e esse tipo de negócio já não é sinônimo de sucesso.

Quando você investe dinheiro na compra de uma sala comercial para aluguel, é necessário pensar a longuíssimo prazo: algo em torno de 20 anos. Na prática, isso quer dizer que você levará todo esse tempo para se recuperar o que foi investido, ou seja, para você começar a ter “lucro”. Para tanto, é preciso que o valor do aluguel no decorrer dos anos seja relativamente estável, com crescimento acompanhando a inflação.

Salas comericiais

Vale a pena investir em salas comerciais?

A perspectiva, no entanto, é de que o valor dos alugueis venha a cair nos próximos anos, por conta dos preços elevados que foram fixados durante o período de crescimento econômico. Com a estagnação da economia, a tendência é que os custos de uma sala comercial diminuam, reduzindo, assim, a lucratividade do negócio.

Na verdade, é difícil prever o que vai acontecer em um período tão amplo de tempo. Uma região bastante procurada para o comércio pode ser abandonada, por exemplo. Também corre-se o risco de que imóveis mais modernos tomem conta do mercado, fazendo com que as salas construídas há mais tempo não sejam mais tão procuradas. Por tudo isso, antes de investir na compra de salas comerciais é fundamental buscar informações.

Vale a Pena Comprar Salas Comerciais?

A dica para quem está pensando em apostar em salas comerciais é ponderação. Para que o negócio realmente valha a pena, não basta apenas ter uma ou mais salas comerciais. O ideal é conhecer um pouco mais sobre o mercado na sua região, pesquisar por bons preços e investir no tipo de imóvel que tem mais procura.

O que queremos dizer com isso é que o investimento em imóveis, assim como todo investimento, requer conhecimento, bom senso e cautela. Você não precisa abrir mão das salas comerciais. Basta reconhecer que  compra do imóvel não é suficiente para uma boa remuneração e buscar alternativas baseadas no mercado imobiliário de sua cidade.

Pesquisa quais são as regiões comerciais em expansão, negocie bons preços na hora de comprar e contabilize todos os custos do investimento. Pense também no valor do aluguel a ser cobrado e no tempo que você levará para receber o que investiu de volta. Refletindo sobre esses pontos, fica mais fácil fazer um bom negócio. Se não, procure outros tipos de investimento para aplicar o seu dinheiro.


RSS por email

Deixe sua opinião “Comprar, Vender e Alugar Salas Comerciais É um Bom Negócio?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.