3 Fases do Planejamento Financeiro

O sonho de ter as contas em dia, dinheiro investido em boas aplicações e a certeza de um futuro mais tranquilo acompanha muitas pessoas. No entanto, nem todas elas conseguem, de forma objetiva, se organizar para que esse sonho possa se tornar realidade. Uma leitura rasa sobre o mundo financeira pode levar a práticas contraditórias e nem sempre benéficas, como, por exemplo, guardar dinheiro na poupança tendo dívidas ou cortar pequenos gastos sem analisar as grandes saídas de dinheiro. Para tomarmos as atitudes corretas, precisamos reconhecer em que momento do “aprendizado sobre controle financeiro” estamos.

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro

Fase 1: Quitando as Dívidas

Antes de pensar em investir ou adquirir bens, é preciso acabar com as dívidas. Por isso, a primeira fase do planejamento financeiro é a de sair do vermelho. Nesse momento, é necessário buscar alternativas para dar cabo das contas pendentes, ou seja: negociar os débitos, verificar as tarifas de juros e procurar meios de pagar o que é devido. Vale lembrar também que o fato de você ter conseguido um refinanciamento da dívida ou um empréstimo para quitar todas elas não significa que as contas estão zeradas.

Fase 2: Conhecendo as Finanças

Se você não tem dívidas ou já passou pela fase 1, então é hora de começar a ponderar sobre a sua própria vida financeira. O uso de planilhas e aplicativos pode ser uma boa dica, já que eles auxiliam nessa análise. O importante é visualizar com clareza o quanto você de fato ganho, quais são as suas principais despesas, quanto é possível juntar todos os meses e quais são os objetivos que você pretende realizar ao longo de sua vida.

Fase 3: Investindo Certo

É somente nesse momento, depois de quitar as dívidas e colocar as finanças no papel, que devemos pensar em investir dinheiro. O ideal é buscar informações sobre os diferentes tipos de aplicação disponíveis no mercado e ponderar bastante acerca das vantagens e desvantagens de cada um deles. No entanto, é preciso ter em mente que você só aprende tentando e isso quer dizer que alguns pequenos erros podem ocorrer até que você esteja no controle das sua vida financeira.


RSS por email

Deixe sua opinião “3 Fases do Planejamento Financeiro

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.