Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco

Poupar dinheiro todos os meses, não importa quanto, é a primeira lição do planejamento financeiro. Afinal, ter uma reserva guardada é a melhor maneira de concretizar sonhos sem criar dívidas. Quem possui uma poupança pode negociar preços à vista, apostar em um negócio próprio, viajar nas férias ou realizar outros objetivos sem contrair dívidas ou passar apertos financeiros. Mas será possível juntar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Como sabemos, a realidade de muitas famílias brasileiras é bem difícil, sobretudo em tempos de crise onde o emprego está escasso e o dinheiro não circula como no passado. Nem sempre o que entra é o suficiente para bancar todas as contas e obrigações do mês, quanto mais reservar uma parte para a poupança. Todavia, até mesmo nessas situações vale a pena poupar uma pequena quantia todos os meses, nem que seja pelo hábito. A reserva, inclusive, é uma ótima forma de melhorar a vida financeira dessas famílias.

Veja algumas dicas que ajudarão você a juntar dinheiro, mesmo com uma renda mais baixa.

Estilo de Vida Compatível

Poupar Dinheiro

Dicas para você realizar seus sonhos

É comum que as pessoas queiram ter um estilo de vida superior à sua realidade financeira, ou seja, ostentar uma situação luxuosa que não condiz com a própria renda. Assim, o indivíduo gasta mais do que pode por uma questão de status: tem um carro do ano financiado em 5 anos, usa roupas de marca, mas recorre ao crédito rotativo ou cheque especial, atrasa o aluguel para comprar móveis novos, dentre outros exemplos.

Esse tipo de comportamento impede que a pessoa possa realmente crescer financeiramente, pois todas as despesas são voltadas para a manutenção do padrão de vida. Cria-se a falsa ideia que viver bem é viver com o que há de melhor independente das nossas condições.

Nesses casos, a dica é pensar a longo prazo. O corte de gastos de hoje pode ser sinônimo de uma vida mais tranquila amanhã. Não se esqueça que um dinheiro aplicado rende juros no tempo. Ou seja, 1 real poupado hoje, representará 2 reais amanhã.

Outras Dicas

Se a grana está curta, procure formas de complementar sua renda e guarde esse dinheirinho extra na poupança;

  • Economizar pouco é muito melhor do que não economizar nada. Se você conseguir fechar o mês com R$10,00 na conta, poupe essa quantia e se planeje para ter ainda mais no próximo mês;
  • Leia sobre aplicações e investimentos. Manter-se bem informado é uma ótima maneira de cuidar bem das finanças e adquirir consciência em relação ao seu dinheiro. Existem aplicações fáceis para além da poupança como o Tesouro Direto que valem a pena ser conhecidas. O mercado de ações também não é nenhum bicho de sete cabeças para quem estuda;
  • O velho cofrinho pode ser uma alternativa para quem quer economizar. Mas não fique com as moedas em casa a perder de vista. No final do mês, junte tudo e deposite em uma conta poupança, assim elas renderão juros e não perderão valor;
  • Não se acomode em uma situação financeira ruim e nem deixe as dívidas rolarem. Mantenha a cabeça erguida e busque soluções para ganhar mais e reverter o quadro;
  • Invista em você mesmo. Procure cursos de aperfeiçoamento, aprenda uma nova língua ou vá para a faculdade. O dinheiro gasto no seu crescimento volta em menos tempo que você imagina!

RSS por email

1 Comentário em “Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco

  1. marcella disse em 15/01/2014 às 14:13:

    Para poupar dinheiro, ganhando pouco proponho ir morar com parentes durante um ano, ajudando nas despesas,(sem precisar pagar aluguel),dessa forma ajuda tb os parentes,e , ainda sobra um pouco para guardar na poupança!

Deixe sua opinião “Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.