É Mais Caro Viajar nas Férias? Veja a Melhor Época Para Comprar Passagem

Viajar é uma delícia, mas requer planejamento. Quem pretende tirar alguns dias de descanso deve se organizar financeiramente para que a tão sonhada viagem não se transforme posteriormente em dívida. Pensando nisso preparamos algumas dicas para você comprar passagens aéreas mais baratas.

Viajar nas férias é mais caro?

Sim. Via de regra, as viagens em alta temporada, como é o caso do período de férias, são mais caras. Como todo mundo quer viajar nesses períodos, a lei da oferta e da demanda faz com que os preços subam. Claro que existem exceções e maneiras de burlar a regra, mas podendo alterar a data da viagem, fica mais fácil encontrar boas ofertas na compra de passagem e também nas despesas com estadia.

Antecedência na Compra de Passagens

Uma forma de conseguir passagens aéreas mais baratas é comprá-las com antecedência. Mas isso não quer dizer que você deve comprar os bilhetes um ano antes da viagem. Na verdade, existe uma faixa em que os preços são menores. Ela depende do destino da viagem e também do período em que você vai viajar.

Se você pretende fazer uma viagem internacional em alta temporada, a antecedência na compra das passagens deve de 60 a 120 dias. Por outro lado, se você prefere viajar nos meses menos procurados a dica é começar a olhar os preços de 30 a 60 dias antes da partida.

Os prazos são um pouco diferentes para viagens dentro do país. Nesse caso, as passagens para alta temporada devem ser adquiridas de 60 a 90 dias antes da data da viagem. Já para os voos em baixa temporada, um prazo de 25 a 45 dias é o ideal para quem quer aproveitar os bons preços.

Viagem

Pense bem para viajar e economizar

Os Melhores Dias e Horários de Passagens Baratas

Além do prazo de antecedência, outra forma de conseguir passagens mais baratas é se atentando para o dia e a hora da viagem. Como vimos antes, as passagens são mais caras nos meses em mais pessoas querem viajar. O mesmo acontece em relação aos dias e horários, ou seja, os mais procurado custam mais para o comprador.

A dica, portanto, é sempre procurar os dias e horários menos visados. As madrugadas, por exemplo, oferecem bons horários. Eu tenho uma amiga que já viajou para Paris duas vezes na virada do dia 31 de dezembro para o dia primeiro de janeiro. Como poucas pessoas querem começar o ano no avião, os preços tendem a cair nesse tipo de festividade.

Seguindo a mesma linha, fica fácil entender que sextas feiras e vésperas de feriado têm passagens mais caras que os meios de semana. Com relação aos horários, o início da manhã e o fim da tarde são mais procurados. Já os finais de manhã e finais de noite podem ser opções mais baratas. Isso também pode variar dependendo do destino.

Dicas Para Economizar

  • Procure não viajar nas sextas feiras no fim da tarde e começo da noite;
  • No dia do feriado os bilhetes aéreos podem custar até 3,7% menos;
  • Se o destino tem voos durante a madrugada, vale a pena perder a noite de sono;
  • Setembro e março são bons meses para viajar pagando pouco;
  • Janeiro e julho, por outro lado, têm passagens mais caras.

RSS por email

Deixe sua opinião “É Mais Caro Viajar nas Férias? Veja a Melhor Época Para Comprar Passagem

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.