Planilha Para Controle do Orçamento Familiar

O mês nem ainda chegou ao fim, sua conta já está no vermelho e você nem sabe como gastou todo o dinheiro? Essa é uma situação bastante comum na vida dos brasileiros, sobretudo em tempos em que o dinheiro está difícil, a inflação corrói o poder de compra e o trabalhador tem que se desdobrar para garantir a renda. O caso é que muitas pessoas reclamam da falta de dinheiro, mas poucas costumam controlar suas despesas com a devida atenção.

Seja no caderninho, no computador ou no aplicativo do celular, é muito importante que tenhamos todos os nossos gastos anotados. Dessa forma, é possível controlar melhor para onde vai o dinheiro e, principalmente, estabelecer metas de economia condizentes com os gastos da família. Afinal, de nada adianta cortar gastos indiscriminadamente se isso irá alterar a qualidade de vida da família.

Planilha do Idec

No Portal Brasil, criado pelo governo federal para orientar os cidadãos em vários temas, encontramos a planilha para controle do orçamento familiar (clique para fazer o download do arquivo). A ideia é mostrar para os brasileiros a importância de se organizar financeiramente, conhecndo as contas de casa e apresentar um arquivo simples para essa tarefa.

O arquivo criado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) possibilita que o usuário anote todas as suas despesas mês a mês. Os cálculos são feitos automaticamente, tornando a planilha bem prática, mesmo para quem não está habituado a fazer um orçamento elaborado. Basta um conhecimento básico de Microsoft Excel para utilizar a planilha.

Como Usar

Para entender melhor como funciona a planilha, veja a imagem:

Orçamento

Orçamento

Como podemos notar, a planilha tem campos para que você adicione suas receitas (salário, aposentadorias, aluguel e outras). Logo abaixo, no quadro em laranja, é possível incluir as despesas mensais (alimentação, transporte, moradia, lazer e etc.). Assim, os cálculos mostram o balanço entre o dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Este, todos sabem, é o princípio básico para um equilibrio em suas finanças.

Para facilitar, o arquivo é divido por meses. Ao final de cada um deles, o usuário deve informar sua previsão de poupança para investimentos futuros. Também existem abas com gráficos e comparativos entre os meses, o que facilita entender quais meses os gastos são maiores e quais são mais folgados.Também é importante ver em quais setores sua família mais gasta: moradia, alimentação, educação, saúde e automóveis costumam ser os que têm maior peso.

Vale a pena experimentar a planilha. A dica é ter disciplina e não se esquecer de anotar todos os gastos para resultados mais reais!


RSS por email

Deixe sua opinião “Planilha Para Controle do Orçamento Familiar

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.