Quando Contratar um Consultor Financeiro?

A tarefa de cuidar do próprio dinheiro nem sempre é fácil. Por mais leituras e informações que a gente tenha, às vezes é bem complicado decidir qual é o melhor investimento ou como economizar para o futuro. Por isso, muitas pessoas optam por contratar um especialista no assunto.

Aqui no Brasil, a profissão de consultor financeiro não é regulamentada. Então, esse profissional pode receber vários nomes: consultor, educador, coaching, planejador e até mesmo terapeuta financeiro. Mas, independente da nomenclatura, é fundamental que ele tenha um formação na área de finanças e experiência em orientar pessoas comuns, como eu e você.

Consultor Financeiro

Consultor Financeiro

Eu Preciso de um Consultor Financeiro?

Para responder a esta pergunta, é necessário que cada pessoa analise com cuidado a própria vida financeira. Se você tem conseguido controlar bem as finanças sem ajuda, o serviço de consultoria pode ser dispensado. No entanto, quem tem dinheiro e não sabe como aplicá-lo ou anda com as contas desordenadas, pode se beneficiar bastante com a ajuda de um profissional. Assim como procuramos um médico quando a saúde não vai bem, vale a pena procurar um consultor financeiro quando as finanças não vão bem, seja porque estamos gastando demais ou as aplicações não rendem o quanto deveriam.

Como o Consultor Poderá Me Ajudar?

Este é outro questionamento importante. A função do consultor é orientar o seu cliente a respeito dos diferentes investimentos existentes no mercado, risco das aplicações e adequação a um perfil de investimento. Ele também poderá traçar um planejamento financeiro básico, com base nas informações passadas pelo cliente, para possibilitar o equilíbrio das despesas e a quitação de dívidas. Com essas orientações, fica mais fácil sair das crises financeiras e investir seu dinheiro com mais segurança. No entanto, é fundamental que a escolha do profissional seja feita com cautela. Só assim você conseguirá informações sólidas sobre o universo financeiro.


RSS por email

Deixe sua opinião “Quando Contratar um Consultor Financeiro?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.