Aniversário da Poupança

Por ser uma das formas de investimento mais simples e por não ter o risco de perder dinheiro, a poupança é muito usada pelos brasileiros. Mas se não for usada da forma correta, a poupança pode não gerar nenhum ganho. Não terá o risco de perder o dinheiro investido, mas também pode não ganhar nada, funcionando da mesma forma que guardar dinheiro embaixo do colchão.

Mas então como usar a poupança corretamente? Se você tem uma conta poupança já deve ter visto no seu extrato a expressão “aniversário da poupança”. Mas o que é isso? Como funciona?

Independente do banco, as contas poupança costumam ter um mesmo padrão de regras para contar o aniversário da poupança e aplicar o rendimento. Inclusive, a maioria dos bancos trabalham atualmente com um sistema inteligente, onde são criadas várias datas de aniversários relativas a cada depósito individual. Abaixo vamos explicar como funcionam estas datas de aniversário, mas certifique-se com seu banco se é esta a forma que eles usam. Este pequeno resumo foi feito com base na cartilha do Banco do Brasil.

Aniversário da Poupança

A cada depósito na conta é criada automaticamente uma nova data base que se torna referência para a remuneração mensal. Isso quer dizer que, em uma mesma conta poupança permite ao cliente ter diferentes datas base, o que possibilita movimentações em qualquer dia.

Em casos especiais como sábado, domingo e feriado, a data base é transferida para o primeiro dia útil subseqüente e o valor incorporado ao saldo da data base. Quando se trata de fim de mês, nos dias 29, 30 e 31 – o próprio sistema define como data base o dia primeiro do mês seguinte.

Ou seja, resumidamente, o aniversário da poupança são as datas em que há a remuneração da sua conta.

Aprenda como poupar de forma correta para não deixar de ganhar

 

Resgate da Poupança

A poupança permite saques antes de seu aniversário, mas este saque acaba por gerar rendimentos menores, já que não são aplicados juros sobre valores sacados antes da data base. Caso o cliente saque um valor maior que o saldo de uma determinada data base, o débito ocorrerá nas datas anteriores mais próximas, preservando a rentabilidade das datas base que não fizeram aniversário.

Por exemplo: caso o cliente resolva sacar R$ 1.200,00, no dia 12 (de qualquer mês), da sua conta poupança que possua um saldo de R$ 5.370,00, o sistema agirá de forma automática retirando o saldo da(s) data(s) base anterior(es) mais próxima(s) ao dia do saque.


RSS por email

Deixe sua opinião “Aniversário da Poupança

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.