Poupança da Caixa

Talvez a mais tradicional caderneta de poupança do país, a Caixa Econômica Federal apoia sobre esta tradição de banco público e, portanto, sólido, para atrair clientes a fazerem seus depósitos e poupar dinheiro. Desde 1861 tem prestados serviços à população brasileira nesta modalidade de investimento mais popular.

Rendimento da Poupança da Caixa

Os recursos guardados na Poupança CAIXA são remunerados com uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela Taxa Referencial (TR). Sendo que os rendimentos do saldo na poupança são creditados mensalmente a cada dia-limite, isto é, após um mês de aniversário daquele depósito. Isso é válido para os depósitos feito anteriores à 04 de maio de 2012.

Para depósitos a partir de 04 de maio de 2012, há uma diferença na regra caso a taxa SELIC, a nossa taxa básica de juros, esteja igual ou menor que 8,5% ao ano. Nestes casos, a poupança renderá 70% da taxa SELIC + TR. Esta regra é válida para todos os bancos.

Além disso, a poupança conta com as seguintes vantagens:

Vantagens da Poupança Caixa

Poupança da Caixa

Deixe de poupar no porquinho

Não há limite mínimo para a aplicação inicial, quer dizer, você pode abrir uma poupança depositando o que desejar e puder no momento.

Saldo mínimo baixíssimo, de R$ 0,01.

Assim como não há limite mínimo, não há limite máximo de valor investido.

Não há limites no valor do resgate e a liquidez é imediata, ou seja, poderá sacar imediatamente assim que precisar.

Não há taxa de administração nem imposto de renda. Tudo que a poupança render irá para seu bolso.

Também é possível controlar e movimentar a poupança por SMS, celular ou Internet Banking além dos métodos de tradicionais como em sua própria agência e pelo cartão da poupança.

Possibilidade de depósito em qualquer dia do mês e sem limite mínimo. O dia de depósito interfere na rentabilidade, assim sendo, fique atento antes de sacar.

Conta com garantia do FGC até 250mil reais em caso de problemas com a instituição financeira.

A poupança da CAIXA também pode ser integrada à sua conta corrente. Isso quer dizer que, ao fazer algum saque, ou compra no débito que será debitado de sua conta corrente, ela poderá ser retirado da poupança para que cubra o débito caso a não exista saldo na conta corrente. Esta é uma maneira inteligente de rentabilizar recursos que ficariam parados em sua conta.

Como abrir uma Poupança na Caixa

Poupança da CAIXA

Veja como abrir e investir na caderneta de poupança da CAIXA

Visite o site da Caixa para mais informações ou ligue 0800-726-0101 e, se tiver interesse, abra sua caderneta de Poupança na Caixa Econômica Federal. Basta se dirigir a uma agencia e portando:

  • CPF (cópia e original);
  • Documento de identidade (cópia e original);
  • Comprovante de residência atual (cópia e original).

Lembrando que, embora a poupança seja extremamente acessível, existem outras formas de investimentos que, em termos de rentabilidade, são bem mais interessantes no longo prazo. Recomendamos a poupança para formação de uma reserva de emergência e para aplicações de curto prazo.

Saldos e Extratos

Para poupanças comuns, é possível consultar o saldo e extrato de sua conta até mesmo pelo telefone. Basta ligar 3004-1105 (capitais) e 08007260505 (outras regiões). Além disso, por meio dos terminais de Autoatendimento, Rede Banco 24h, Internet Banking e via Correio, é possível saber como ada sua movimentação da poupança, ver seus rendimentos mensais.

Para ter seu histórico completo, com extrato desde abertura da conta, você precisa ir até a agência.

Poupança Fácil CAIXA

A Caixa Econômica também oferece a possibilidade da Poupança Fácil, que é uma modalidade exatamente como a Poupança comum de operação 013 pelos seus rendimentos, mas pode ser aberta em correspondentes CAIXA ou mesmo em uma Lotérica. Uma outra diferença são os limites que se restringem a 3 mil reais.


RSS por email

17 Comentários em “Poupança da Caixa

  1. sandra disse em 22/06/2011 às 18:40:

    gostaria de saber se os poupançudos so valem pra quem abrir conta ou se eu depositar na poupança do meu filho que ja foi aberta no ano passado eu posso pedir um poupançudo tambem aguardo resposta obrigado.

    • Crédito e D&e disse em 29/06/2011 às 11:37:

      Sandra, procure o gerente de sua agência e verifique a possibilidade de conseguir o brinquedo mediante depósito.

  2. Jorge Luiz da Silva disse em 08/08/2011 às 19:27:

    Desejaria saber o valor de rentabilidade mensal da popança da caixa, de quanto seria este valor percentual mensal?

  3. Jair Macedo disse em 08/07/2012 às 09:58:

    Eu fiz minha poupança na Caixa e não me despuseram do nosso amigo de brinquedo o Poupançudo mas eu acho que não é propaganda enganosa vou falar com alguem responsavel

  4. ana oliveira disse em 22/08/2012 às 13:29:

    gostaria de saber se com apenas conta poupança,posso ter um cartão de crédito
    grata e no aguardo da resposta

    • Crédito e Débito disse em 08/09/2012 às 23:17:

      Ana, um cartão de crédito é independente de conta bancária. Você pode fazer um pedido na operadora que melhor te agradar.

  5. Roger disse em 26/12/2012 às 00:32:

    gostaria de saber se com apenas conta poupança,posso ter um cartão de crédito, visto que não tenho como comprovar renda, pois sou autônomo. Sempre deposito em minha conta poupança da caixa. Mas gostaria de um cartão de crédito. É possível?

    • Crédito e Débito disse em 02/01/2013 às 16:22:

      É possível, Roger. Você tem quem solicitar a alguma empresa.
      Eles avaliarão sua situação e poderão liberar um cartão de crédito.

  6. R disse em 10/02/2013 às 20:59:

    Olá, gostaria de saber se posso transferir meu dinheiro de um banco para a conta poupança. Por exemplo: transferir do banco do Brasil para a conta poupança ? Ou o dinheiro só entra na conta por deposito presencial ?

    • Crédito e Débito disse em 07/03/2013 às 16:24:

      Não, é possível transferir valores entre contas correntes online ou através do auto atendimento (caixa eletrônico).

  7. Eliana Delfino disse em 11/06/2013 às 21:01:

    minha dúvida é que minha mãe tem uma conta na caixa desde 1985 que é uma conta poupança,é eu quero saber se tem como rever se tem dinheiro porque ela não tirou nada da conta até hoje e tinha saldo positivo. obrigada pela a atenção.

    • Crédito e Débito disse em 01/07/2013 às 18:33:

      Eliana, Sim, sua mãe pode solicitar o saldo em uma agência da Caixa. Se tiver saldo positivo, ele aumento com o tempo e poderá ser retirado.

  8. CLAUDIA REGINA FERNANDES disse em 12/09/2014 às 20:20:

    Há poucos meses abri uma poupança da Caixa e recebi o cartão de débito Elo. Gostaria de saber se toda vez que usar meu cartão para pagar alguma conta, será cobrada alguma taxa. Sendo assim, posso troca-lo por Master Card ou Visa? Obrigada, aguardo resposta.

    • Crédito e Débito disse em 22/09/2014 às 18:22:

      Normalmente, o cartão vinculado à Poupança tem a função apenas de débito. Você pode solicitar um cartão de crédito independente da poupança, mesmo sem ter conta corrente na Caixa ou outro banco.

  9. Diego David disse em 14/05/2015 às 08:48:

    Bom dia, muito obrigado pelas informações, eu tenho uma poupança Caixa que veio junto com um cartão de Crédito, no caso minha fatura será descontada automaticamente nessa poupança ou eu pago fatura independente?

    • Crédito e Débito disse em 27/05/2015 às 00:53:

      Diego, depende. VOcê pode cadastrar a fatura do cartão para débito automático, caso deseje. Você terá de verificar junto ao banco se esse cadastro já foi feito, ou não.

  10. José Rodrigues disse em 30/09/2015 às 11:17:

    A Conta Poupança da Caixa sempre foi ótima até imporem a Bandeira ELO exclusiva para quem tem conta poupança (obrigatoria),o bendito Cartão não e aceito na maioria dos estabelecimentos e voce constantente e constrangido ou tendo que devolver a compra ou indo a alguma agencia sacar o dinheiro. Impor um produto ao cliente deveria ser CRIME.

Deixe sua opinião “Poupança da Caixa

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.