Poupança – índices, rendimentos e taxas

Para saber como funcionam os rendimentos da poupança, de maneira mais completa, visite o link. Em resumo, a poupança no Brasil é regida por normas federais e estabelece o seguinte:

O rendimento da poupança é de 0,5% ao mês, acrescidos de TR (Taxa Referencial)

Não importa qual banco você tenha seu dinheiro, o rendimento será sempre o mesmo. A diferença entre os bancos está na maneira em que oferecem seus produtos. Por exemplo, alguns oferecem poupança com mais de um aniversário, fazendo com que o cliente da caderneta de poupança tire o melhor proveito de seus rendimentos.

Taxas da poupança

Até o momento, não são cobradas taxas sobre a poupança. Todo dinheiro investido pode ser retirado, sem data limite, após um tempo sem sofrer nenhuma dedução de taxas, sejam impostos, seja de serviços prestados pelo banco (exceto se o cliente contratar serviços especiais). No entanto, há a tentativa por parte do governo de taxar a poupança de clientes com depósitos elevados a fim de incentivar outras formas de investimento.

Índices da poupança

Os índices da poupança variam diariamente dependendo da taxa referencial, já que o rendimento mínimo de 0,5% ao mês é garantido. Para saber o índices históricos da caderneta de poupança, recomendo dois sites que cobrem um grande período de tempo: o Portal Brasil e o Finance One.


RSS por email

Deixe sua opinião “Poupança – índices, rendimentos e taxas

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.