Calculadora de desconto

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Saiba como calcular descontos e criar estratégias para impulsionar suas vendas usando nossa ferramenta.

Escrito por: Vitor Silva - atualizado em: 19/04/2024
Valor original: Desconto (%):

Em termos simples, o desconto é uma redução no preço original de um produto, concedido pelo vendedor com o intuito de atrair clientes, promover vendas ou liquidar estoques. Mas como oferecê-lo de forma estratégica? Use nossa calculadora de desconto e tire suas dúvidas com as informações que reunimos para você.

Como calcular o desconto de um produto?

Um dos métodos mais comuns para calcular descontos é através de porcentagem. Isso significa que o desconto é expresso como uma fração do preço original do produto. Por exemplo, se um produto de R$ 100 está com um desconto de 20%, isso significa que ele será vendido por apenas R$ 80.

Para calcular o valor do desconto em porcentagem, utiliza-se a seguinte fórmula:

Valor do Desconto = Preço Original × (Porcentagem do Desconto / 100)

Vamos exemplificar:

Se um produto custa R$ 200 e está com um desconto de 25%, o cálculo seria:

Desconto = 200 × (25 / 100) = 200 × 0,25 = R$ 50

Portanto, o desconto seria de R$ 50 e o preço final do produto seria de R$ 200 – R$ 50 = R$ 150.

Conheça também nossa calculadora de preço de venda!

Calcular o Desconto Direto

Além do desconto em porcentagem, é possível encontrar descontos diretos em produtos, onde o valor a ser descontado é expresso em uma moeda específica. Para calcular esse tipo de desconto, basta subtrair o valor do desconto do preço original do produto.

Por exemplo, se um produto de R$ 80 está com um desconto direto de R$ 20, o cálculo seria:

Preço Final = Preço Original – Valor do Desconto

Substituindo os valores:

Preço Final = 80 – 20 = R$ 60

Descontos Progressivos

Em algumas situações, especialmente em campanhas promocionais, é possível oferecer descontos progressivos, onde o desconto aumenta de acordo com a quantidade de produtos comprados. Nestes casos, é importante deixar às regras estabelecidas bem claras para os compradores.

Um exemplo seria: 10% de desconto na compra de uma peça, 20% de desconto ao comprar 2 peças ou mais. Promoção válida apenas para pagamentos no PIX, cartão de débito ou no crédito à vista.

Nesse caso, está claro que mesmo que o comprador compre 4 peças, o desconto também será de vinte por cento e, sem a possibilidade de realizar pagamento parcelado no cartão de crédito.

Como calcular desconto em porcentagem no Excel?

Para calcular desconto em porcentagem no Excel, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Primeiro, insira o valor original do produto em uma célula, por exemplo, A1.
  2. Em seguida, insira o valor do desconto em outra célula, por exemplo, B1.
  3. Na célula onde deseja que o resultado apareça, insira a fórmula: =(A1 * B1) / 100. Isso calculará o valor do desconto em porcentagem.
  4. Pressione Enter para obter o resultado.

Isso fornecerá o valor do desconto em porcentagem. Certifique-se de formatar a célula do resultado para exibir a porcentagem corretamente.

Dicas de tipos de desconto para potencializar o seu negócio

Oferecer descontos estrategicamente em promoções pode impulsionar as vendas do seu negócio, ajudar a girar o estoque, ampliar sua atuação em um novo bairro etc. Então, aqui vão algumas dicas de como aplicar tipos de desconto de forma inteligente em suas promoções:

  1. Descontos Progressivos: ofereça descontos que aumentam com a quantidade comprada, incentivando os clientes a comprar mais e economizar. Ideal para mudanças de coleção de uma loja de roupas, ou para liquidar um estoque de produtos perecíveis. Para prestadores de serviços, é uma forma de fechar pacotes de longo prazo, fortalecendo o caixa no presente e ainda fidelizando os contratantes;
  2. Descontos Diretos: reduza o preço dos produtos de forma direta e clara, destacando os valores economizados para atrair a atenção dos consumidores. Destacar o valor que o cliente economizará é uma estratégia interessante para compras ou serviços de oportunidade, como em eventos;
  3. Cupons de Desconto: crie cupons personalizados para clientes especiais ou para promover produtos específicos, gerando um senso de exclusividade e urgência já que eles terão um tempo máximo para fazer o uso do benefício;
  4. Descontos por Tempo Limitado: estabeleça promoções com prazos definidos para criar um senso de urgência e motivar os clientes a agir rapidamente. As famosas promoções! É possível associá-las aos calendários comerciais ou criar eventos específicos do seu negócio;
  5. Descontos Combinados: ofereça descontos adicionais para compras em conjunto ou para clientes que realizam determinadas ações, como compartilhar nas redes sociais ou se inscrever em newsletters. Além de aumentar suas vendas, essa ação também ajudará no reconhecimento da sua marca por novos compradores.

Implementar essas estratégias de desconto pode impulsionar suas vendas e aumentar a fidelidade dos clientes, fortalecendo a posição do seu negócio no mercado.

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