Como Corrigir uma Transferência Errada

As transferências bancárias podem ser feitas por DOC ou TED quando se deseja transferir o dinheiro de uma conta em um banco para outra conta em um banco diferente.

A diferença entre eles está no limite de valores e no prazo para a conclusão da transferência: enquanto o DOC tem um limite máximo de R$ 4.999,99 e não tem limite mínimo, a TED não tem nem limite máximo nem um limite mínimo; o prazo para a conclusão de um DOC é de um dia útil, já uma TED é concluída no mesmo dia, se enviada em horário comercial. Ambos podem ser feitos nas agências bancárias, caixas eletrônicos, pelo telefone, aplicativos para celular ou pelo Internet Banking convencional.

Esse tipo de serviço é muito útil, porque possibilita que pagamentos sejam feitos em pouco tempo e sem necessidade de ir até o banco. Por meio do DOC ou da TED, a transferência para outro banco é feita com segurança. O único problema é quando ocorre algum erro durante a transação. Nesses casos, quem está transferindo deve observar com cuidado se todos os dados para a transferência estão corretos.

O que é preciso para fazer um DOC ou TED?

Quando vamos transferir dinheiro para uma conta do mesmo banco, precisamos informar apenas o número da conta e a agência. Já nas transferências para outras instituições, são necessários outros dados que podem complicar um pouco a realização da operação.

De acordo com o Banco Central, os dados necessários para um DOC ou uma TED são:

  • código de identificação da instituição emitente (banco onde quem vai transferir tem conta);
  • código de identificação da instituição recebedora no sistema de liquidação de transferência de fundos;
  • valor total da transferência, informado em moeda nacional;
  • data da emissão;
  • dados que permitam a identificação da finalidade da transferência.

Além disso, é sempre necessário informar o CPF ou CNPJ do recebedor para que a transferência seja realizada com sucesso. Sem esse dados, podem ocorrer problemas durante a operação.

transferencia

Fique atento ao fazer uma transferência bancária, para não ver seu dinheiro voando por aí

O que fazer quando acontece um erro?

Como são solicitados diversos dados para a realização da transferência (nome do banco, número da agência e da conta, tipo de conta, nome do titular da conta e CPF/CNPJ), é comum que haja algum problema. Todos os dados informados precisam ser confirmados e se algum deles não se confirmar, a transação será cancelada. Por isso, é preciso ficar atento ao fazer qualquer tipo de transferência.

Dois problemas podem ocorrer se os dados estiverem errados:

Devolução do dinheiro (estorno) – se o banco de destino notar que os dados informados pelo cliente não conferem, a transação pode ser cancelado e o dinheiro devolvido para a conta. Essa é uma situação um pouco mais simples, porque a transferência pode ser realizada novamente com os dados corretos após o estorno. Quem está transferindo precisa observar com atenção o extrato para saber se o valor foi devolvido. Também é necessário observar os prazos, caso o pagamento feito via DOC ou TED tenha uma data específica.

Transferência para outra conta – esse é um problema menos comum porque é necessário que você informe todos os dados de outra pessoa para que o dinheiro seja transferido para a conta errada. Ainda assim, caso isso aconteça com você, é preciso procurar o banco onde tem conta para tentar solucionar o equívoco e precisará da cooperação da outra pessoa.

A dica para quem vai transferir dinheiro por de DOC ou TED é sempre ficar atento a todos os dados exigidos durante a transação. Antes de dar início à transferência, confirme com o recebedor se as informações anotadas estão corretas. Na hora de informar os dados no caixa eletrônico, computador ou smartphone, verifique se não houve algum tipo de erro de digitação. Alguns bancos informam o nome do titular da conta a partir dos dados informados, facilitando a verificação. Só confirme a transação após repassar todas as informações.

Dica Importante: Comprovantes falsos

Ao finalizar a transação é possível emitir um comprovante, mas ele nem sempre garante que o dinheiro foi de fato transferido. Por isso, quem faz vendas com pagamento por DOC ou TED deve verificar primeiro se o dinheiro caiu na conta antes de liberar a mercadoria para o cliente.

Existem golpes, principalmente envolvendo a compra de carros, em que o falso comprador apresenta o comprovante, transfere o veículo para seu nome e depois cancela a transação. Fique atento para não ser uma vítima dos golpistas.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Corrigir uma Transferência Errada

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.