DOC e TED: o que significa COMPE e ISPB?

O mundo financeiro é cheio de siglas que podem deixar o cidadão comum bem confuso. Por isso, de vez em quando surgem dúvidas sobre o que alguma sigla significa. Na hora de fazer uma transferência para outro banco, seja por meio da TED ou do DOC, pode ser solicitado o COMPE ou ISPB da instituição que receberá o valor. Você o que isso quer dizer?

Continue lendo que explicaremos. Mas primeiro, vamos relembrar alguns conceitos relacionados aos DOCs (Documento de Ordem de Crédito) e TEDs (Transferência Eletrônica Disponível).

DOC e TED

Vamos começar explicando o que significam as siglas DOC e TED. Ambas se referem a transferências de valores entre instituições diferentes. Assim, se você tem conta no Banco do Brasil e quer transferir dinheiro para uma conta no Bradesco, por exemplo, precisará fazer um DOC ou uma TED.

Na prática, para quem vai fazer uma transação, a principal diferença entre elas está no tempo que o dinheiro leva para cair na outra conta. O DOC passa pelo sistema de compensação do banco e, por isso, pode demorar mais para ficar disponível para o beneficiário. Normalmente, este prazo é de um dia útil. Já a TED é automática, o que significa menos tempo na transação. Em questão de minutos os valores estarão disponíveis na conta do destinatário.

Outra diferença é em relação aos valores. Embora ambos possam ser feitos a partir de qualquer valor, quer dizer, qualquer montante acima de R$ 0,01 podem ser feitos tanto por TED quanto DOC, existe diferença no valor máximo da transação. Se o DOC não tem valor mínimo, tem máximo de R$ 4.999,99. O TED, por sua vez, não tem limites de transação. Dessa forma, o DOC é indicado para quantias menores. Com relação aos custos, o banco costuma cobrar o mesmo para DOC ou TED.

Transferência

Tire suas dúvidas na hora de transferir dinheiro para outra pessoa

O que é COMPE?

A sigla COMPE se refere ao Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis. Quando esse dado é solicitado, você deve informar o número de 3 dígitos que serve para identificação de cada banco. Geralmente ele é o código mais utilizado em transação bancárias, pois quase todos os bancos possuem um COMPE. Veja a lista com alguns códigos:

  • Banco do Brasil – 001
  • Bradesco – 237
  • Caixa Econômica – 104
  • Itaú – 341
  • HSBC – 399
  • Santander – 033

O que é ISPB?

Já a sigla ISPB se refere ao Identificador do Sistema de Pagamentos Brasileiro. O ISPB também funciona para identificar instituições, mas só será solicitado caso o banco não tenha COMPE. Ele é formado por 8 dígitos. Observe:

  • Banco do Brasil – 00000000
  • Bradesco – 60746948
  • Citibank – 33479023
  • Santander – 90400888
  • HSBC – 01701201
  • Itaú – 60701190

Informação Importante

Se você tem dúvidas sobre qual é o código do banco de destino e ele não está mencionado acima, você pode consultar o código no site o Banco Central: www.bcb.gov.br. É fundamental que você tenha esse dado correto, pois sem o número não é possível realizar transferências. Lembre-se também que não é possível cancelar um DOC ou TED feito para a conta errada. Por isso, todo cuidado deve ser tomado na hora de fazer a transação para evitar dores de cabeça.


RSS por email

1 Comentário em “DOC e TED: o que significa COMPE e ISPB?

  1. Sonia Rodrigues disse em 18/12/2015 às 20:35:

    Olá, boa noite. Matéria muito , muito esclarecedora mesmo. Gostei muito. Parabéns. Vou parar de perder tempo indo a dois bancos para fazer depósitos bancários. Não fazia pela internet porque não entendia os termos usados, DOC, TED, ISPB, ETC, agora ficou muito claro. Vou fazer uma transferência pequena para fazer um teste. Obrigado e boa noite.

Deixe sua opinião “DOC e TED: o que significa COMPE e ISPB?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.