TED Bancário É Seguro? Pode Ser Cancelado?

Vamos imaginar que você esteja vendendo um automóvel usado. Depois de anunciar e encontrar um possível comprador, é hora de fechar a venda com um desconhecido. Por ser um valor elevado, o comprador pode não querer andar com o dinheiro em mãos e com razão. A solução, nesse caso, é fazer uma transferência bancária. Supondo, mais uma vez, que o seu banco não é o mesmo de quem está comprando o veículo, a melhor opção é fazer uma Transferência Eletrônica Disponível, a TED. Mas será que esse procedimento é seguro?

Como funciona a TED?

A TED é uma modalidade de transferência entre bancos diferentes. Quando você precisa enviar valores para uma conta em instituição diferente da sua, existem duas possibilidades: a TED e o DOC. Desde janeiro, a TED não tem mais limite mínimo, nem máximo. Dessa forma, você pode transferir qualquer valor por meio da operação. O DOC, por sua vez, tem limite máximo de R$4.999,99, sendo excluída da realidade da maioria dos veículos a venda hoje.

Outra diferença entre a TED e o DOC é o prazo para que o dinheiro caia na conta. Por ser eletrônica, a TED chega ao beneficiário quase que instantaneamente. Já o DOC tem que passar pela compensação bancária e pode levar mais de 1 dia útil para cair na conta de quem recebe. Essas características fazem com que a TED esteja cada vez mais popular.

É seguro fazer TED?

Sim, em certa medida, é possível dizer que é seguro fazer uma TED. Assim como outras transações bancárias, a transferência precisa ter toda a segurança garantida pelo banco. Ferramentas como uso de senha e confirmação dos dados do beneficiário são fundamentais para que o procedimento fique livre de riscos. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados.

Para fazer a TED é preciso informar o CPF/CNPJ de quem vai receber o dinheiro, bem como o número da conta, a agência, o número do banco e o nome do beneficiário. Com todos esses dados em mãos, você conseguirá transferir o dinheiro sem problemas. O ideal, portanto, é conferir com atenção cada uma das informações para que a transação não seja cancelada.

O mais importante para garantir o sucesso da transação é ter todos os dados corretos. Confira os dados mais de uma vez antes de autorizar a transação.

TED

TED: veja como transferir dinheiro para outros bancos

O valor pode ser estornado?

Em caso de erro na digitação dos dados, a TED deverá ser estornada pelo banco para a conta do remetente. Como é preciso informar o CPF, somente se todos os dados estiverem corretos é que a transferência será efetivada. Se você digitar o CPF errado, por exemplo, essa informação não baterá com os dados da conta, tornando a transação inválida.

Voltando ao nosso exemplo, o risco para quem recebe pagamentos por meio de TED ou DOC está nesses possíveis erros. No momento em que a transferência é solicitada, o banco emite um comprovante com o valor e os dados informados. Esse comprovante, no entanto, não significa que o dinheiro já foi transferido.

Se o comprador do seu carro fizer uma TED, mas não tiver o saldo ou os dados estiverem errados, o valor voltará para a conta de quem solicitou o serviço. Caso você já tenha entregado o bem, pode ter sérios problemas para receber o valor devido de volta, sendo necessário acionar a justiça. O ideal, portanto, é verificar se o dinheiro já caiu na sua conta antes de fechar uma transação desse tipo.

Se uma transação estiver sido efetuada com todos os dados corretos, no entanto, não há estorno e não há como cancelar a transferência.


RSS por email

1 Comentário em “TED Bancário É Seguro? Pode Ser Cancelado?

  1. Vagner disse em 30/04/2016 às 08:54:

    Bom dia , foi realizado um TED de Administradora para minha conta , e foi emitido um comprovante com dados da conta tudo certo cpf correto , porém no comprovante está uma observação assim
    Valor: 15.000,00 * O CRÉDITO AO FAVORECIDO ESTARA DISPONIVEL APÓS TRANSMISÃO AO BACEN DA REGULARIZAÇAO DO VALOR PEDENTE DE R$3.000,00*
    Foi feito do Bradesco para o Santander , dia 29/04 – as 16:20 e até agora não foi creditado

Deixe sua opinião “TED Bancário É Seguro? Pode Ser Cancelado?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.