Cartão do Cidadão

O Cartão do Cidadão é um cartão que funciona como os cartões de banco, que servem para movimentar a conta corrente ou poupança. Ele é emitido gratuitamente pela Caixa Econômica Federal. Com ele você pode consultar informações e sacar benefícios como Seguro Desemprego, FGTS e Abono Salarial. Beneficiários de bolsas de programas de transferência de renda do Governo Federal – como Bolsa Família, Bolsa Escola e etc. – também podem fazer consultas ou saques desse benefício com o Cartão do Cidadão, caso ele não seja creditado diretamente em conta corrente. O cartão pode ser utilizado nas agências da CAIXA ou em casas lotéricas.

Trabalhadores que estão recebendo o Seguro Desemprego também podem receber o benefício utilizando o Cartão do Cidadão. Ele facilita o recebimento de todos esses benefícios, pois através da utilização de senhas, o processo fica mais fácil e rápido.

Como Solicitar o Cartão do Cidadão

Para solicitar o Cartão do Cidadão você precisa estar cadastrado no Número de Inscrição Social (NIS), PIS/PASEP ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Além disso, os dados cadastrais, como endereço e local de trabalho, devem estar atualizados nos registros da Caixa Econômica. Quem já possui algum cartão para retirada de benefícios como Bolsa Família, por exemplo, não pode fazer o Cartão do Cidadão porque os dois têm a mesma função. Nesse caso, não será necessário adquirir outro.

Se você não tem nenhum benefício a ser sacado, não poderá solicitar o cartão. Ele somente é emitido para quem tem algum valor para sacar.

Caso você tenha algum benefício para ser sacado e ainda não possua o cartão, o pedido pode ser feito pelo telefone. Para maiores informações, entre em contato com a central telefônica: 0800-726-0207. Também é possível fazer a solicitação diretamente em alguma das agências da CAIXA. São várias agências espalhadas pelo país. Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS.

O prazo para que o cartão seja entregue é de até 15 dias úteis após a solicitação.

Como Utilizar

Após a chegada do Cartão do Cidadão pelos Correios, é necessário cadastrar uma senha. Para fazer o cadastro, o indivíduo deve comparecer a uma agência da CAIXA e apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade, a carteira de motorista, o passaporte, a identidade militar, etc. No caso de cadastramento de senha nas casas lotéricas, é necessário solicitar um número de autorização por telefone.

Cartão do Cidadão

Cartão do Cidadão: uma forma prática de receber e consultar benefícios

Em alguns casos é exigido também um documento de comprovação de endereço. Além do documento de identidade você precisa imprimir o Termo de Responsabilidade que regula o uso da senha numérica do Cartão do Cidadão disponível no site da Caixa. É importante ler o documento com atenção, apresentá-lo e assiná-lo na presença do atendente, junto com a documentação descrita acima.

Consulte o site da CAIXA para obter mais informações e fazer o download dos termos de responsabilidade.


RSS por email

Deixe sua opinião “Cartão do Cidadão

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.