Como Cancelar uma Venda na Máquina da Cielo

Estamos sempre falando aqui no blog sobre as vantagens no uso das maquininhas de cartão. Porém, os estabelecimentos que já utilizam os terminais para recebimento de pagamentos costumam ter dúvidas sobre o funcionamento geral do aparelho. Uma das principais questões é sobre o cancelamento de compras já realizadas, também conhecido como estorno.

Lembramos que as empresas que fornecem as maquininhas estão sempre disponíveis para retirar qualquer dúvida de seus clientes, mas nós vamos fazer um resumo, explicando o que é estorno e como fazer isso nas máquinas da Cielo, uma das maias usadas atualmente no mercado.

O que é Estorno?

Antes de explicarmos mais detalhadamente como realizar o estorno, é necessário falar um pouco mais sobre essa operação. A palavra estornar se refere ao cancelamento de transações que, por algum motivo, não foram realizadas corretamente. Se você, por exemplo, vai pagar uma compra no cartão de débito e o vendedor se confunde e passa na modalidade crédito, é possível solicitar o estorno da transação, ou seja, seu cancelamento.

Como Cancelar a Venda?

A máquina da Cielo possibilita que o vendedor realize o cancelamento da transação de compra sempre que for necessário, sem burocracia ou transtorno para ambas as partes. Para tanto, é necessário que o comerciante entre no menu de soluções e seguir os passos conforme a solicitação do próprio terminal. Se você está totalmente perdido em relação ao processo de estorno, sugerimos que você comece assistindo esse vídeo:

Passo a Passo

Como podemos notar na explicação dada, o cancelamento é menos complicado do que pode parecer inicialmente. Primeiramente, é preciso que o vendedor aperte o botão “cancela” para abrir o menu de soluções. Depois de apertar a opção “soluções Cielo” será solicitada a senha do supervisor ou do operador para confirmar a solicitação.

O próximo passo é informar se a compra a ser cancelada foi a última transação ou não. Normalmente, esse procedimento é feito na hora, se referindo, portanto, à ultima venda realizada. Nesse caso, o processo é simplificado pelo terminal. Mas também e possível cancelar as vendas realizadas anteriormente, como você pôde ver no exemplo do vídeo.

Para que o terminal reconheça qual foi a transação, serão solicitadas algumas informações, como o tipo de venda e o dia da compra, por isso é importante estar com o comprovante de venda em mãos. Além disso, será necessário usar o cartão com o qual a compra foi feita.

Máquina da Cielo

Máquina da Cielo

Uma dica na hora de fazer um estorno é usar o comprovante impresso, onde essas informações estarão disponíveis e estar também com o cartão em mãos. Após a confirmação do cancelamento, será emitido um comprovante do estorno, que deve ser guardado pelo comprador.

Esse comprovante garante que o estorno foi realizado e, se houver algum erro e a cobrança vier na fatura do cartão, o comprador poderá recorrer junto à operadora de seu cartão de crédito.

Apesar de ser um processo simples e fácil, o melhor é sempre ter atenção na hora de fazer qualquer transação, evitando perda de tempo ao fazer o cancelamento de vendas.


RSS por email

6 Comentários em “Como Cancelar uma Venda na Máquina da Cielo

  1. Elana disse em 06/08/2015 às 08:46:

    Existe um valor máximo para estornar pela máquina? se não for pela máquina, qual o tempo médio de estorno?

  2. jose disse em 19/08/2015 às 12:07:

    tenho no meu estabelecimento(drogaria) maquina get net, consigo estornar facil, neste outro estabelecimento (autopecas) colocamos maquina cielo, tento estornar venda nao consigo, tento colocar senha do administrador nao aceita, liguei no 0800 pediram pra desconectar a maquina da energia e ligar novamente, tambem nao deu certo, pois falaram pra por filtro de linha no telefone, sera?

    • Crédito e Débito disse em 20/08/2015 às 11:25:

      José, o melhor a seguir são as recomendações da empresa. Caso não resolva, entre em contato.

    • danielly disse em 13/12/2015 às 14:12:

      Para ser feito o estorno, primeiro vc tem que fazer o cadastro, vc entra na soluções cielo e daí vai pedir o CNPJ – BANCO – AGENCIA – C/C – (essas informações são de onde entra o crédito da máquina) depois vai pedir para vc cadastrar uma senha, feito isso, sua máquina estará cadastrada e só seguir o passo a passo q a maquina solicitar.

      espero ter ajudado.

  3. Kleber Salotti de Almeida disse em 04/09/2016 às 14:53:

    Como faço para conseguir essa senha do administrador?

    • Crédito e Débito disse em 05/09/2016 às 16:12:

      Ela deve ter sido fornecida junto com a máquina. Do contrário, entre em contato com a empresa.

Deixe sua opinião “Como Cancelar uma Venda na Máquina da Cielo

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.