Como Pagar IPVA Atrasado?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido popularmente pela sigla IPVA, é geralmente recolhido no mês de janeiro, juntamente com outro tributos e uma série de conta típicas do início do ano.

Devido a essa somatória de cobranças, é comum que os cidadãos tenham dificuldade para cobrir todos débitos, levando, muitas vezes, ao atraso no pagamento do IPVA.

Sobre o IPVA

O cálculo do valor do IPVA depende do modelo do veículo, do ano de fabricação e da cidade onde aconteceu o registro. O custo para um carro popular fica em torno de R$1 mil, com a possibilidade de pagamento à vista com desconto ou parcelamento (até a data de vencimento). O pagamento é feito logo no início do ano pois é necessário que o motorista tenha quitado o seguro obrigatório e o imposto para receber o licenciamento do veículo relativo àquele ano.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o motorista que for pego dirigindo sem a documentação do veículo atualizada receberá multa e 7 pontos de infração na carteira (CNH). Além disso, o carro pode ser recolhido para o pátio do Detran de sua cidade até que a questão seja regularizada. Caso o veículo seja recolhido, o motorista deverá arcar não só com o imposto atrasado com também com as despesas de estacionamento no pátio. Por isso é fundamental manter o IPVA devidamente quitado.

IPVA Atrasado

Saiba como regularizar o IPVA do seu automóvel

Pagamento do IPVA Atrasado

Para evitar esses problemas, o ideal é regularizar a documentação do carro o quanto antes. Se você atrasou o pagamento do IPVA desse ano, siga os passos abaixo para acessar uma nova guia de pagamento:

  1. Primeiramente, entre no site do Detran do seu estado;
  2. Procure pela consulta de pendências relativas ao veículo;
  3. Insira o número da placa e do Renavam para consultar as pendências;
  4. Solicite uma nova guia de pagamento com os valores atualizados (juros e correção monetária);
  5. Efetue o pagamento do boleto em uma casa lotérico ou no banco.

O Pagamento de IPVA relativo a anos anteriores deve ser feito junto à Secretaria da Fazenda de seu estado. Em alguns lugares é possível resolver a questão pela internet, inclusive com a possibilidade de renegociação dos valores pendentes. A dica aqui é buscar melhores condições de pagamento para que a dívida não fique muito pesada para o bolso e o problema possa ser de fato resolvido.

Dicas Sobre a Documentação do Veículo

  • O início do ano é marcado pelo acúmulo de contas, o que pode levar ao endividamento. Por isso, sempre sugerimos aos nossos leitores que se planejem desde o final do ano para evitar os “apertos” de janeiro;
  • Com o pagamento à vista e na data de vencimento é possível aproveitar o ótimo desconto dado pelos Detrans, o que é uma ótima opção para quem quer manter o controle financeiro;
  • Os juros e multas relativas ao atraso no pagamento do seu IPVA variam conforme o estado. Quanto maior for o tempo de atraso, maior será o custo final do imposto;
  • Caso você não receba o documento de licenciamento do veículo até a data de vencimento do anterior, procure o Detran do seu estado para descobrir qual é a pendência ou apresentar os comprovantes de pagamento do IPVA e seguro obrigatório DPVAT.

RSS por email

Deixe sua opinião “Como Pagar IPVA Atrasado?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.