Como Sacar o FGTS Inativo Após 3 Anos

O governo brasileiro assegura uma série de direitos ao trabalhador, sendo o FGTS um deles. Ele funciona mais ou menos como um poupança obrigatória. O patrão deposita mensalmente um valor proporcional ao salário e o trabalhador só pode sacar o dinheiro em situações emergenciais.

Uma delas é a inatividade do fundo por três anos, ou seja, quando o trabalhador passa todo esse tempo sem receber depósitos em sua conta. Nesses casos, é necessário retirar o dinheiro em uma agência da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a Wikipedia:

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi instituído em 1966 e é atualmente regulado pela Lei nº 8.036/90 e pelo Decreto 99.684/901 . Trata-se de um conjunto de recursos captados do setor privado (empresas em geral) e administrados pela Caixa Econômica Federal com a finalidade principal de amparar os trabalhadores em algumas hipóteses de encerramento da relação de emprego, em situações de doenças graves e até em momentos de catástrofes naturais, sendo também destinado a investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura.

Documentos Necessários:

Para fazer o saque, o trabalhador deve apresentar:

  • Carteira de Trabalho comprovando a inatividade durante pelo menos três anos;
  • Documento de identificação (RG, CNH, passaporte e etc.);
  • Número do PIS/PASEP/NIS.

Caso o beneficiário tenha atuado como diretor não empregado será preciso apresentar documentos que comprovem essa condição e a não permanência no regime de FGTS por no mínimo três anos.

FGTS

Veja como sacar seu FGTS inativo

Saldo do FGTS

Para saber qual é o seu saldo/extrato na conta do FGTS, basta acessar a página: www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/saldo_fgts.asp. Clique em “Consultar extrato completo do FGTS” e informe seu número de NIS (PIS/PASEP). No primeiro acesso, é preciso fazer um pequeno cadastro com algumas informações pessoais e senha. Depois disso, você poderá verificar a qualquer momento qual é o saldo do seu FGTS e se o seu empregador tem feito os depósitos com regularidade.

Como Sacar?

O saque do FGTS deve ser feito após o mês de aniversário do beneficiário. Assim, o trabalhador que completa três anos de FGTS inativo em fevereiro, por exemplo, mas só faz aniversário em novembro terá que esperar durante esse intervalo para, então, retirar o Fundo de Garantia.

Quem tem o Cartão do Cidadão pode sacar o FGTS em casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e salas de autoatendimento, desde que o valor do benefício seja de até R$1500. Se o fundo ultrapassar essa quantia ou o trabalhador não possuir o Cartão do Cidadão, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica com os documentos mencionados acima. Para saques com valor inferior a R$700, é possível usar as salas de autoatendimento da Caixa sem apresentação do Cartão do Cidadão (apenas com o número do PIS/PASEP).

Aqueles que não podem, por qualquer motivo, ir até uma agência da CEF devem solicitar a um representante que apresente a documentação necessária e solicite o saque.

Dica: o valor depositado na conta do FGTS é corrigido no dia 10 de cada mês. Assim, o beneficiário pode esperar até esse dia para aproveitar os juros e atualizações monetárias a que tem direito.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Sacar o FGTS Inativo Após 3 Anos

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.