Como Solicitar o Cartão do Cidadão e Desbloquear a Senha

O Cartão do Cidadão foi criado para facilitar a vida do cidadão que precisa receber benefícios trabalhistas como seguro-desemprego, abono salarial, rendimentos do PIS e o FGTS. Com ele, o usuário pode sacar o valor do benefício diretamente nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal sem filas, nem burocracia.

O cartão só pode ser solicitado por quem tem benefícios a receber. Se esse é o seu caso, vale a pena conferir passo a passo como é feita a emissão do cartão.

Como Solicitar o Cartão do Cidadão

É bem simples solicitar o Cartão do Cidadão para aproveitar toda a praticidade e comodidade oferecidas pelo uso do cartão magnético. O procedimento pode ser feito até mesmo pelo telefone. Fique atento a todas as informações importantes para que você possa realizar a solicitação.

Quem Pode Solicitar o Cartão?

O Cartão do Cidadão fica disponível para que tem FGTS provisionado, rendimentos do PIS e abono salarial a receber ou que esteja recebendo as devidas parcelas do seguro-desemprego. Mesmo que você queira se antecipar e solicitar o cartão antes de ter direito a esses benefícios, a solicitação não será aceita. O cartão também não poderá ser solicitado por quem já possui algum cartão de benefício do governo, como o do Bolsa Família.

Cartão do Cidadão

Cartão do Cidadão emitido pela Caixa Econômica Federal

Como Fazer o Cartão?

Você poderá optar por comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou ligar para o canal de atendimento. Em ambos os casos, será necessário ter em mãos o número do seu NIS (ou NIT) para agilizar o processo.

O número para fazer a solicitação pelo telefone é: 0800 726 0207.

Como Desbloquear a Senha?

O procedimento mais complicado para uso do Cartão do Cidadão é o desbloqueio de senha. Apesar de ser possível solicitar o cartão pelo telefone, a senha só será liberada em agência da Caixa ou em Casas Lotéricas.

O cidadão deverá apresentar um Termo de Responsabilidade e pelo menos um dos documentos abaixo:

  • Carteira de identidade
  • Carteira de habilitação (dentro do prazo de validade);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carteira funcional (desde que tenha fé pública reconhecida por decreto);
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte.

O Termo de Responsabilidade só poderá ser assinado diante do atendente da Caixa Econômica ou Casa Lotérica. Para desbloqueio da senha nas Lotéricas, será necessário entrar antes em contato com a central de atendimento (telefone acima). O procedimento vale tanto para cadastrar novas senhas quanto para recadastrar a senha de um cartão já emitido.

Serviços Disponíveis

Quem tem um Cartão do Cidadão pode solicitar os seguintes serviços em caixas eletrônicos, agências da Caixa e Casas Lotéricas:

  • Consultar saldo e/ou extrato de sua conta vinculada ao FGTS;
  • Sacar dinheiro de  conta vinculada ao trabalhador do FGTS (limite de R$1.500,00);
  • Consultar saldo de quotas do PIS;
  •  Receber benefícios referentes aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, além do abono salarial, dos rendimentos do PIS e as parcelas do seguro-desemprego.

Em caso de dúvidas, esclareça pelo telefone da central de atendimento ou indo até uma agência da Caixa Econômica Federal.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Solicitar o Cartão do Cidadão e Desbloquear a Senha

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.