Como Tirar o Cartão CNPJ?

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido pela abreviação de CNPJ, é uma maneira de regularizar a existência de uma empresa. Mais que isso, é fundamental para o funcionamento dentro da lei. Ele funciona mais ou menos do mesmo modo que o CPF (Cadastro de Pessoa Física), ou seja, possui um número de registro e serve como documento para a comprovação de que a empresa de fato existe.

Hoje em dia, com a criação dos Microempreendedores Individuais, ficou bem mais fácil ter um CNPJ. O problema é que nem todo mundo tem em mãos o chamado Cartão CNPJ. Ele pode ser necessário em diferentes momentos do cotidiano da empresa, como na solicitação de crédito ou para emissão de notas eletrônicas, por exemplo. Sem ter o CNPJ, o empreendedor pode encontrar dificuldades, mas esse é um problema fácil de ser resolvido.

Importante: se você tem dúvidas quanto a outras questões relacionadas ao seu CNPJ, consulte o site da Receita Federal: idg.receita.fazenda.gov.br.

O que é Cartão CNPJ?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o CNPJ é um número e não o cartão. Esse número pode ser usado para consultar a existência da empresa e e seus dados de cadastro. Assim, quando alguém procura a Receita Federal para regularizar o próprio negócio, seja um grande empresa ou MEI, o processo de formalização é finalizado com o número no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

O Cartão CNPJ é emitido somente pela Receita Federal, atualmente pela internet. No documento, é possível verificar o número de inscrição, a razão social e o nome fantasia da empresa. O cartão também pode conter informações sobre o ramo de atuação da empresa e outros dados importantes, como endereço. Após a emissão, ele tem um prazo de validade e precisa ser emitido novamente após esse prazo.

Na imagem abaixo, você pode observar um modelo de certificado CNPJ, com todas as informações que ele pode apresentar.

Cartão CNPJ

Esse documento funciona como um comprovante de que sua empresa está devidamente regularizada

Como emitir o Cartão CNPJ?

Para emitir o Cartão CNPJ você precisa, é claro, ter sua empresa devidamente registrada pela Receita Federal e sem pendencias. Caso você queira saber mais sobre esse assunto, sugerimos a leitura do artigo intitulado “Como se tornar um Microempreendedor Individual“, que explica passo a passo o que é preciso para formalizar o seu próprio negócio, sem necessidade de um contador e com burocracia reduzida.

Quem já tem tudo regularizado pode emitir o Cartão CNPJ em casa, pelo site da Receita Federal. Para tanto, você vai precisa do número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Siga os passos para tirar o documento:

  1. Acesse a página Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
  2. Informe seu CNPJ e o código de verificação (Captcha);
  3. Aguarde para que outra página seja aberta com o seu cartão;
  4. Verifique e confirme as informações;
  5. Se desejar, clique em Imprimir para obter uma cópia.

Como você pode notar, esse documento não é bem um cartão. Assim como no caso do CPF, a Receita Federal não emite mais o cartão magnético com o CNPJ. Por isso, todos os órgãos são obrigados a aceitar o documento impresso pela internet como comprovante.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Tirar o Cartão CNPJ?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.