CPF Suspenso, Pendente de Regularização, Cancelado ou Nulo. O Que Fazer?

O CPF é um documento de fundamental importância em nosso cotidiano. Ele é solicitado em quase todas as situações de cadastro, até mesmo quando criamos uma conta de acesso online. Além disso, é sempre pedido quando vamos abrir uma conta no banco, fazer um cartão de crédito ou contratar uma linha de crédito.

Por tudo isso, é muito importante ter o CPF devidamente regularizado. A instituição responsável pelo Cadastro de Pessoa Física é a Receita Federal. São eles que emitem os números de CPF e também informam quando há algum problema no cadastro.

Problemas no CPF

Muita gente pensa que os problemas no CPF se referem ao nome sujo, mas existem dois tipos de pendência. Quando devemos para alguma empresa, o nome pode ser inserido em cadastros negativos como o SPC e o Serasa. Nesses casos, a consulta ao CPF mostrará que aquela pessoa possui dívida e que, portanto, pode ter o acesso ao crédito negado.

Além desse tipo de pendência, existem também os problemas ligados diretamente à Receita Federal. Um dos motivos mais comuns para que o CPF seja suspenso é a não declaração do Imposto de Renda. Outras obrigações do cidadão podem levar ao cancelamento, suspensão ou necessidade de regularização. A dica, então, é sempre consultar a situação do seu CPF para saber se existe alguma pendência.

Como Consultar a Situação do CPF

Para saber qual é a situação do seu CPF, o caminho mais fácil é a consulta no site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/ConsultaPublica.asp?Error=1. É preciso informar o número do CPF a ser consultado e o a data de nascimento. Somente com esses dois dados em mãos é possível fazer a consulta. Importante: o resultado não se refere a inscrição em cadastro de restrições, como SPC e Serasa.

Veja na imagem o modelo de Comprovante de Situação Cadastral do CPF:

Documento que comprova a situação regular do CPF

Documento que comprova a situação regular do CPF

Como você pode notar, nesse caso, a situação do CPF é regular, mas essa não e a única possibilidade. A Receita Federal também pode indicar problemas como: CPF Suspenso, Pendente de Regularização, Cancelado ou Nulo.

CPF Suspenso, Pendente de Regularização, Cancelado ou Nulo: o que isso significa?

Regular – se o resultado da consulta mostra que o CPF está regular, isso quer dizer que você não tem nenhuma pendência com a Receita Federal e pode usar seu documento normalmente.

Pendente de Regularização – quando a consulta mostra a existência de alguma pendência, o resultado é “pendente de regularização”. Na prática, isso significa que você deixou de entregar sua declaração do Imposto de Renda em dia ou tem outro problema com a Receita Federal.

Suspenso – a indicação de CPF suspenso revela que o cadastro de pessoa física tem algum dado incorreto ou incompleto.

Cancelado – o CPF fica como cancelado quando o portador vem a falecer. Decisões judiciais também podem solicitar o cancelamento do número.

Nulo – o CPF nulo indica que a Receita Federal constatou problemas de fraude no cadastro.

Exceto quando o CPF está regular, em todas as outras situações é preciso procurar um posto de atendimento da Receita Federal o quanto antes para saber quais são as causas do impedimento e procurar resolver i problema.


RSS por email

2 Comentários em “CPF Suspenso, Pendente de Regularização, Cancelado ou Nulo. O Que Fazer?

  1. Anderson silva disse em 12/06/2016 às 17:46:

    Olá Fui fazer um crediario em uma loja e meu cpf deu nulo e eu fui olhar a situação e está regular oque fazer o problema é meu Cpf ou a loja ?

    • Crédito e Débito disse em 16/06/2016 às 11:16:

      Anderson, possivelmente o CPF foi digitado erroneamente, pois nulo, seria um número que não existe.
      Se houvesse alguma pendência junto à Fazenda, a mensagem seria outra.

Deixe sua opinião “CPF Suspenso, Pendente de Regularização, Cancelado ou Nulo. O Que Fazer?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.