Cuidados Com Depósitos de Envelope Vazio

Você já fez um depósito bancário usando envelope? Nesse tipo de transação, um envelope com código de barras é fornecido pelo banco para que o depositante coloque o valor que deseja depositar em uma conta da instituição. O envelope é recebido pelo caixa eletrônico e, mais tarde, vai para o sistema de compensação bancária. Somente depois que os funcionários conferem o valor e os dados da transação é que o depósito de fato é confirmado.

Depósito Com Envelope Vazio

Quando inserimos o envelope no caixa eletrônico, é emitido um comprovante de depósito com base nos dados informados pelo depositante. Esse comprovante não significa que o dinheiro já foi depositado, mas sim que o envelope foi entregue. Mas é justamente aí que mora o problema: se o contido no envelope for diferente do informado, o banco deve entrar em contato com o depositante para averiguar o que aconteceu. Se o envelope estiver vazio, seja por má fé ou por mero esquecimento, a transação não é finalizada e aquele comprovante deixa de ter qualquer significado.

Cuidado Com o Golpe

Se aproveitando da ansiedade ou da inocência de algumas pessoas, há no mercado um golpe que se utiliza justamente desse tipo de comprovante. Funciona da seguinte forma:

O golpista demonstra interesse em comprar um produto ou solicitar um serviço que precisa ser pago com antecedência. Ele então solicita o número da conta e diz que vai fazer um depósito naquele momento. No caixa eletrônico, o estelionatário forja um envelope com o valor estipulado pelo vendedor, mas o entrega vazio ao banco. Com o comprovante do envelope em mãos, ele procura a vítima, mostra o documento e afirma que o valor já foi quitado. Sem notar que o papel não comprova o depósito, o vendedor entrega a mercadoria e só depois percebe que o valor não caiu (nem vai cair) em sua conta.

Envelope

Fique de olho para não cair no golpe do envelope vazio

Com você pode notar, esse tipo de golpe só funciona por desatenção. O comprovante emitido pelo caixa eletrônico na entrega do envelope é diferente de um comprovante de depósito. A questão é que ele informa o valor, o que pode enganar muita gente. A dica, portanto, é ficar alerta sempre que qualquer comprovante for apresentado e sempre confirmar se o dinheiro realmente caiu em sua conta.

Dicas Para Evitar a Fraude

Algumas dicas simples podem ajudar você a evitar esse tipo de golpe e outros semelhantes. Veja:

  • Ao vender mercadorias ou serviços pela internet, prefira utilizar mecanismos de pagamento que garantam a segurança das transações;
  • Leia com atenção qualquer comprovante que for apresentado para se certificar que ele tem validade;
  • Peça ao comprador para fazer o depósito na boca do caixa e não via envelope se tiver pressa;
  • Outra opção é o DOC ou a TED, que também precisam ser confirmados;
  • Antes de entregar a mercadoria, acesse seu saldo e veja se o depósito ou transferência já aparecem nas movimentações da conta;
  • Não se deixe enganar caso o comprador garanta que a transação foi feita e que você não tem porque desconfiar.

O golpe é muito comum na venda de carros, motos e outros bens de grande valor. Fique alerta para não ser a próxima vítima!


RSS por email

Deixe sua opinião “Cuidados Com Depósitos de Envelope Vazio

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.