E-mail Falso: Recadastramento das Chaves de Segurança do Bradesco

Sempre que recebo um e-mail falso, gosto de compartilhá-lo por aqui para que os leitores fiquem alertas. Hoje pela manhã, me deparei com uma mensagem intitulada [URGENTE]: Recadastramento da chaves de SEGURANCA. Só pelo assunto, já desconfiei de que se tratasse de uma enganação, pois meu banco não utiliza chaves de segurança. Por curiosidade, resolvi abrir o e-mail e descobri que ele supostamente foi enviado pelo Bradesco – mais um indício de golpe, já que eu nunca tive qualquer relacionamento com o banco. Mas fico imaginando que outras pessoas que talvez tenham conta no Bradesco possam acreditar na mensagem, já que o toda a apresentação (texto e imagem) são bastante convincentes.

Mensagem Falsa do Bradesco

Falsa Mensagem do Bradesco

Falsa Mensagem do Bradesco

O texto da mensagem dizia o seguinte: 

Prezado Cliente,

Prezado (a) Cliente: Informamos que seu Cartão de Chaves de Segurança encontra-se expirado, e por medidas de segurança deve ser reativado, deste modo não ocorrendo o problema de bloqueio aos canais de auto-atendimento.

Caso a reativação não seja realizada, será cobrado o valor de R$ 50,65 referente ao envio de um novo Cartão de Chaves de Segurança.
Atenção: Este processo obrigatório, caso o nosso sistema não identifique este procedimento, sua conta e seu cartão serão bloqueados imediatamente por questão de segurança.

Para iniciar o Recadastramento clique aqui. 

Agradecemos a sua cooperação – Gerente: Bruno Costa Dutra – Linha de Segurança. 

Analisando bem o texto, podemos notar que a possível cobrança de R$50,65 caso a reativação não seja feita já assusta de início. Outra ameaça é a possibilidade bloqueio da conta e do cartão. Assim, mesmo desconfiando, um cliente do Banco Bradesco pode ficar com medo de ser cobrado ou perder o acesso à sua conta e clicar no link para verificar o que está acontecendo. 

Na imagem é possível perceber que os golpistas utilizam uma espécie de cabeçalho bem semelhante ao design usado pelo Bradesco em seu site. Essa é outra maneira de enganar as pessoas, pois tudo faz parecer que a mensagem realmente foi enviada pelo banco, como a assinatura de um suposto gerente da Linha de Segurança. 

Muito Cuidado!

Caso você receba o mesmo e-mail ou alguma mensagem semelhante, não clique em nenhum link e o exclua imediatamente. Ao clicar no local indicado você estará possibilitando a instalação de programas maliciosos, que podem roubar suas senhas e dados pessoais. Como sempre alertamos aqui no Crédito e Débito, esses e-mail enviados por bancos, financeiras, empresas de cartão e etc. são sempre perigosos. O ideal é evitarmos acessar páginas e links enviados por endereços desconhecidos e nunca preenchermos cadastros com número do cartão ou senha. Fique sempre de olho para não cair na ação dos golpistas. 


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