É possível saber o CPF pelo Nome Completo?

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro. Feito pela Receita Federal, o número corresponde ao cadastro de pessoa física – enquanto o CNPJ corresponde ao cadastro de pessoa jurídica. Ele é usado na cobrança de impostos, como o Imposto de Renda, para todo tipo de consulta oficial e em várias situações do cotidiano.

Para ter um CPF regular, é preciso que a pessoa não tenha pendências com a Receita Federal e outros órgãos públicos. Alguém que deixa de votar, por exemplo, pode ficar com o CPF irregular até que a pendência seja resolvida.

Sem o CPF válido, não é possível assumir concursos públicos, abrir uma conta corrente ou solicitar um cartão de crédito. Por isso, é muito importante verificar a regularidade do documento e, claro, cumprir com todas as suas obrigações de cidadão.

Consulta do CPF Pelo Nome

A consulta do CPF é algo bastante procurado pelas pessoas, para diversos fins. Porém, diferentemente do que muitos pensam, não é assim tão fácil descobrir o CPF de alguém. A consulta pelo nome completo, de acordo com a Receita Federal, só pode ser realizada por representantes legais do portador do CPF.

Nesses casos, é preciso ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal com o documento de representação para conseguir obter o número. A consulta também permite descobrir se o seu registro está regular, pendente de regularização ou suspenso (algo que você também consegue descobrir pela internet, como veremos a seguir).

CPF

Consultar o CPF pelo nome é possível, mas bem mais difícil do que você imagina.

Solicitação Judicial do CPF

Nas situações em que alguém precisa realmente saber o CPF de outra pessoa, é preciso entrar com uma ação judicial solicitando a consulta ano número. O representante judicial precisará justificar o motivo pelo qual está se requerendo o CPF.

Somente se o juiz concordar com a ação é que a Receita Federal poderá repassar a informação confidencial para os representantes legais. Ou seja, não basta mover uma ação para que esta consulta seja, de fato, autorizada.

 

Mas se é tão complicado fazer essa consulta, por que vários sites prometem buscar a situação do CPF a partir do nome completo? A razão é simples. Existem pessoas mal intencionadas que oferecem esse tipo de serviço por meios não oficiais.

Sites de Consulta do CPF

Se você fizer uma busca rápida pela internet, irá se deparar com diferentes sites para consulta do CPF somente pelo nome. Segundo as informações contidas nessas páginas, é possível fazer a pesquisa nos bancos de dados de bancos, instituições financeiras, Serasa, SPC e até mesmo do Detran.

Porém, é preciso ficar alerta com esse tipo de oferta, porque o serviço poderá ser cobrado e, na verdade, não existe qualquer garantia em relação à procedência da informação. Os bancos de dados de todos esses órgãos mencionados é sigiloso, ou seja, não tem como acessá-los de forma simples.

O único procedimento oficial para a consulta do CPF é a feita pela Receita Federal. Isso acontece porque a divulgação do número para qualquer pessoa pode facilitar fraudes e o estelionato. Então, é necessário proteger ao máximo o CPF de todos os cidadãos.

Dicas de Segurança

A primeira dica de segurança é fugir desses sites, porque buscas ilegais pelo CPF de outras pessoas é algo passível de ação judicial.

Além disso, é preciso que o cidadão tenha cuidados com o próprio CPF. Em caso de perda ou roubo, é fundamental fazer um Boletim de Ocorrência que comprove que o documento foi extraviado. Dessa forma, você terá provas de que não está em posso do número caso seja vítima de alguma fraude.

Outra dica importante é registrar a ocorrência de perda ou roubo da base de dados da Serasa Experian. O cadastro é feito de forma gratuita e possibilita aos bancos, lojas e instituições financeiras verificas que o CPF foi extraviado antes de liberar serviços de crédito.

Consulta do CPF na Receita Federal

Se você quer apenas saber se o seu CPF está regularizado ou não, essa consulta é feita rapidamente no site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp. Basta informar o número do seu CPF e a data de aniversário que você conseguirá um Comprovante da Situação Cadastral. Se houver pendências, elas serão informadas no comprovante.


RSS por email

Deixe sua opinião “É possível saber o CPF pelo Nome Completo?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.