Estorno de Débito em Conta

As compras com débito em conta são cada vez mais comuns. Com elas, o comprador pode sair apenas com o cartão, sem se preocupar, com notas ou moedas, além de ter mais segurança em suas transações. Tudo isso faz com que a modalidade débito seja muito popular. Porém, como nesse tipo de operação o débito é feito imediatamente na conta do consumidor, muita gente se preocupa com possíveis erros na transação.

Se algo sair de modo inesperado, é possível fazer o estorno do valor já pago?

Compra no débito

Compra no débito

O que é Estorno?

De acordo com o dicionário, a palavra estornar significa  “retificar uma conta mal lançada” ou “anular um lançamento”. Então, no nosso cotidiano, solicitações de estorno normalmente se referem a compras feitas com cartão de crédito ou débito que, por alguma razão, tiveram algum equívoco. Nesses casos, é preciso que o consumidor procure o estabelecimento que lançou a cobrança indevidamente ou o banco responsável pelo pagamento.

Exemplo de Estorno

No site Reclame Aqui, um consumidor relatou que, ao pagar pelo combustível em um posto de gasolina usando o cartão de débito ele não observou que o frentista havia digitado o valor errado na maquininha. Ao invés de ser realizada uma cobrança de 159,98 o débito foi de 759,98. Assim que o comprovante foi emitido, ele percebeu o equívoco e solicitou o estorno ao posto. Nesse caso, não há dúvidas que o valor precisa ser devolvido ao cliente. O estorno é um direito, mesmo que ele tenha confirmado a compra por distração.

Compras no Débito

A compra feita no débito automático em maquininhas de cartão pode ser estornada através da própria maquininha. Para tanto, é necessário que o lojista informe os dados da compra e passe o cartão do cliente mais uma vez. No entanto, a devolução do valor pode não ser automática, dependendo da administradora do cartão de outros fatores. Se o estabelecimento não efetuar o estorno, é preciso que a pessoa lesada entre em contato com o banco para solicitar o cancelamento da cobrança.

Importante: quando o estorno é feito na máquina de cartão, é emitido um comprovante que deve ser guardado pelo comprador até que ele tenha certeza de que o valor foi devolvido para sua conta.


RSS por email

1 Comentário em “Estorno de Débito em Conta

  1. Rodrigo disse em 25/05/2016 às 04:48:

    por lei, qual o prazo para o valor ser estornado??
    efetuei uma compra com cartão de debito e a vendedora lançou o valor errado, depois pediu para estornar e passei o cartão novamente, agora estou com o limite estourado, pois o valor estornado ainda não entrou na conta

Deixe sua opinião “Estorno de Débito em Conta

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.